Como usar cotas do consórcio imobiliário além da compra de imóveis?

consórcio de imóvel

O consórcio é uma das modalidades mais vantajosas para compras de alto valor atualmente. Ainda mais quando comparadas às outras soluções oferecidas no mercado, as quais contam com altas taxas de juros, parcelas de entradas e burocracias. 

É uma modalidade praticada há anos no país, mas que por algum motivo, somente agora está se popularizando. Muitos têm medo e receio por se tratar de um modelo de compra um pouco diferente.

O que não deveriam, dado que o consórcio é 100% seguro, regulamentado por lei no Brasil. Dentre tantas dúvidas, existe uma que sempre é feita quando o tema é esta modalidade: o que posso comprar com um consórcio?

Existem diversos tipos de consórcio no mercado, o imobiliário, automobilístico, de serviços, entre outros. Cada um desses modelos permite a compra de determinados bens – os quais estão exemplificados no contrato. 

É possível comprar um carro com o consórcio imobiliário? Não! É muito importante ter essa informação em mente para não se prejudicar ao contratar uma modalidade que não permite a compra do bem que você deseja. 

Isso porque, o consórcio é uma compra em grupo, na qual todos precisam ter a mesma intenção de compra – o mesmo objetivo. Uma das modalidades mais adquiridas no mercado é a imobiliária, a qual permite a aquisição de imóveis e muitas outras aplicações.

A seguir, explicaremos quais os principais tipos de consórcio e o que é possível comprar com um consórcio imobiliário atualmente. Lembre-se: preste atenção no contrato para não se arrepender no futuro.

Tudo estará descrito neste documento que só deve ser assinado quando os envolvidos estiverem 100% de certeza do que estão fazendo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas. Acompanhe!

O que comprar com um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra em grupo. Isso significa que pessoas com o mesmo interesse – a compra de um imóvel, por exemplo – se reúnem para a aquisição do bem de alto valor.

Todo mês os participantes desse grupo contribuem com parcelas pré estabelecidas a fim da construção de um fundo coletivo com dinheiro suficiente para que todos consigam dinheiro suficiente para a compra do bem à vista. 

Mensalmente um participante é sorteado para receber o valor da compra por meio de um documento chamado carta de crédito. Se a pessoa quiser antecipar a contemplação deve fazer lances durante a assembleia.

Com essa breve explicação, é mais fácil entender o por que existem diferentes tipos de consórcio (dado que os participantes devem ter o mesmo interesse). Cada um dos tipos dessa modalidade tem suas especificações e aplicações. 

O consórcio de automóveis, por exemplo, possibilita a aquisição de carros usados, seminovos e muitos outros. O de motos, permite a compra desses veículos. Já o consórcio de veículos pesados é o ideal para caminhões, máquinas agrícolas, ônibus e outros.

O consórcio de serviços pode ser usado para ajudar nos custos com viagens, cirurgias, estudos, entre outras atividades. E o consórcio de imóveis, o que podemos comprar com essa cota de consórcio?

Como funciona o consórcio de imóveis?

Essa modalidade é muito procurada para a compra de imóveis por suas vantagens de pagamento. É claro que o consórcio imobiliário permite a compra de imóveis, mas o que poucos sabem é que na realidade, essa carta de crédito é muito versátil.

É possível adquirir diversos tipos de imóveis com elas. Com o consórcio, as pessoas podem comprar terrenos, uma ótima alternativa para quem deseja construir o próprio lar ou usar como investimento para o futuro.

Outra alternativa é a compra de apartamentos na planta. Antes de começar a construção, geralmente os valores são menores e o poder de negociação ainda maior. Então, é um ótimo momento para adquirir o bem. 

Com o consórcio imobiliário, isso também é possível. Mas também é totalmente permitido comprar imóveis – sejam casas ou apartamentos – já construídos. Se tiver algum imóvel em vista, saiba que o consórcio pode sim te ajudar neste momento. 

Outra solução que poucos conhecem é o consórcio para a compra de um imóvel comercial. Isso mesmo, é uma ótima opção para empresas que desejam partir para um espaço físico sem cair em dívidas. 

É possível usar a carta para comprar um ponto ou até mesmo construir um do zero. Dessa forma, você pode garantir uma renda extra, alugando o ponto comercial para outra empresa, ou vendendo posteriormente.

Vale reforçar novamente, leia o contrato com atenção para identificar se o tipo de imóvel que deseja pode ser comprado com aquele consórcio – garanta uma operação segura, tranquila e com muitas vantagens!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo