Conheça os benefícios da tecnologia e saiba como tornar sua empresa mais tecnológica

Conheça os benefícios da tecnologia

Descubra porque a tecnologia é um diferencial competitivo que pode alavancar o seu negócio e saiba como implementar novas práticas

A tecnologia está evoluindo cada vez mais rápido. Para entender a rapidez com que isso vem acontecendo, basta observar a trajetória de evolução dos smartphones. Nos últimos quinze anos, eles evoluíram e se tornaram itens indispensáveis, e o mesmo acontece com diversos outros equipamentos tecnológicos.

Hoje, é difícil pensar a execução de certas atividades sem o uso de um instrumento tecnológico. O smartphone, com seus aplicativos de mobilidade, assim como os tablets e os computadores ajudam a tornar nosso dia a dia mais dinâmico e a comunicação mais eficiente.

 

Tecnologia nas empresas: um diferencial competitivo

Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, não existe mais desculpa para não implementar recursos tecnológicos no negócio. A tecnologia deixou de ser um plus para se tornar uma necessidade. Isso quer dizer que as empresas que não aderirem à tecnologia podem chegar a um ponto de inviabilização do negócio.

 

A tecnologia está em todos os lados, nos aplicativos de comunicação, nos softwares de ERP e CRM, no planejamento de estoque, no uso das mídias sociais, no marketing digital, no marketplace, no home office, enfim, para qualquer lugar que você olhe, existem ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas com o propósito de agilizar o dia a dia.

 

Hoje, vivemos um movimento de transformação muito rápido, recursos tecnológicos surgem quase que diariamente e as empresas que aproveitam as melhores soluções saem na frente em relação à concorrência.

 

Mas não pense que investir em tecnologia é só sobre concorrência. Ao investir em tecnologia, muitos outros benefícios podem ser experimentados pelo seu negócio. Conheça alguns deles:

 

  • aumento da produtividade: com os recursos certos, é possível aumentar a produtividade das suas equipes. Tarefas repetitivas podem ser automatizadas e os profissionais são direcionados para setores mais estratégicos.
  • redução de erros: aplicando a tecnologia nos processos da empresa, é possível diminuir a ocorrência de erros e, consequentemente, melhorar o desempenho geral das operações.
  • integração entre áreas: esse é outro benefício importante para a otimização das tarefas e das trocas de informações entre setores. A integração entre áreas é possível graças ao uso de ferramentas que reúnem dados e ampliam a comunicação entre os usuários.
  • tomada de decisão baseada em dados: a tecnologia permite o armazenamento e a gestão de dados. A partir daí, as informações passam a ser analisadas de forma estratégica, sendo utilizadas como base para o processo de tomada de decisões.
  • controle de custos: apesar de demandar investimento, o uso de recursos tecnológicos contribui para o controle de custos, principalmente no médio e longo prazo. Vantagens como o aumento de produtividade e redução de erros também impactam positivamente nas finanças do negócio.

 

Mercado digital: como implementar mudanças?

Provavelmente, você está se perguntando: afinal, por onde eu devo começar? A tecnologia é ampla e envolve uma série de ferramentas e soluções. Não existe uma fórmula pronta que se aplique a todas as empresas.

 

A dica para os gestores que querem tornar a empresa mais tecnológica é partir da análise das suas necessidades. É importante avaliar o que está sendo feito atualmente, quais são os processos e quais são os principais pontos de melhoria.

 

Feito isso, você deve avaliar como a tecnologia pode ser inserida nesse contexto. Por exemplo, imagine que a sua empresa tem um grande problema no controle de fluxo de caixa, sendo que utiliza planilhas para realizar essa tarefa.

 

Nesse caso, pode ser interessante investir em um ERP, sistema que, além de permitir a organização do fluxo de caixa, permite a organização de toda rotina da empresa. O sistema permite o registro de informações sobre clientes, fornecedores, produtos, compras, vendas, entre outros.

 

Existem profissionais que oferecem consultoria especializada na área de tecnologia e que podem auxiliar na análise do negócio e na escolha dos sistemas mais adequados para a sua empresa.

 

Esse tipo de suporte pode ser interessante, especialmente se você não tem pouco conhecimento sobre tecnologia. Se ainda não puder investir nesse tipo de consultoria, a dica é observar como a sua concorrência tem se comportado por meio de um processo de benchmarking.

 

No benchmarking, você avalia a concorrência e as melhores práticas, incorporando no seu negócio ações inspiradas nesses cases de sucesso com o objetivo de melhorar o seu desempenho, ou seja, você aperfeiçoa seus métodos a partir de exemplos de sucesso no mercado.

 

Em outras palavras, você pode observar o que as empresas estão fazendo em termos de implementação de tecnologia e usar esses exemplos como um ponto de partida para iniciar mudanças dentro do seu negócio.

 

Recommended For You

About the Author: Alessandra