Como usar os óleos essenciais?

Como usar os óleos essenciais?

Como usar os óleos essenciais? Os óleos essenciais trazem vários benefícios para a saúde. Eles ajudam as pessoas a equilibrarem suas emoções, melhoram a fisiologia e o equilíbrio energético do corpo humano.

Os óleos essenciais podem ser utilizados de várias formas. Por exemplo, é muito comum utilizá-los por meio da aromaterapia. Outro modo de utilizar esse produto é por meio de massagens no corpo ou no cabelo. Tudo vai depender da finalidade de cada óleo.

Ao longo deste artigo, você saberá como usar os óleos essenciais.

Uso tópico de óleos essenciais

como usar os óleos essenciais
como usar os óleos essenciais

Fazer uso tópico de óleos essenciais é bem simples: basta aplicá-los diretamente sobre alguma parte do corpo. Esses óleos podem ser aplicados na pele, no cabelo, nos ouvidos, nas unhas e até nos dentes.

No entanto, como esse óleo é muito concentrado, é necessário diluir em alguma base neutra como os óleos vegetais de amêndoas, avelã, rosa mosqueta, coco entre outros. Sem essa diluição, o óleo essencial pode deixar a pele muito sensível.

Outro problema de aplicar o óleo essencial direto na pele é que ele pode deixar manchas, especialmente se a pessoa se expuser ao sol. Os óleos mais propensos a esse tipo de coisa são os de laranja, bergamota, limão, tangerina e arruda.

Massagem

Um bom modo de utilizar um óleo essencial é por meio da massagem. Esse método é muito eficaz, pois promove o relaxamento e a energização da pele e dos músculos.

Como foi dito anteriormente, não é bom aplicar um óleo essencial direto na pele. Portanto, para aplicar a aromaterapia em uma massagem, é preciso diluir o produto em algum óleo vegetal (coco, abacate, linhaça, entre outros). A porcentagem recomendada de diluição varia entre 1% e 5%. Em casos mais graves, como fibromialgia e inflamações articulares, a diluição pode chegar até 10%.

Compressas

Os óleos essenciais também podem ser utilizados em compressas. O procedimento é bem simples: basta encher uma bacia com um 1L de água quente ou fria. Depois disso, é só colocar de três a seis gotas do óleo essencial que preferir. Misture bem a água e jogue um pouco em alguma toalha. Por fim, ponha a toalha no local e deixe por pelo menos 30 minutos.

Como usar os óleos essenciais Banhos

Utilizar um óleo essencial no banho é algo extremamente prazeroso. Se a pessoa optar pela banheira, ela deve aplicar de três a seis gotas enquanto a banheira está enchendo. Dessa forma, a pele absorverá o óleo rapidamente. Além disso, também é possível diluir o óleo essencial em um sabonete líquido ou até mesmo utilizá-lo com um sal de banho.

Se a pessoa não tiver uma banheira em casa, ela pode pegar uma bacia com água e adicionar de três a seis gotas de algum óleo essencial. Depois disso, basta despejar o conteúdo no corpo durante o banho. Ao tomar um banho de chuveiro, os poros ficam abertos por conta da água quente, o que tornará o óleo essencial ainda mais eficiente.

Inalação direta

Como usar os óleos essenciais de inalação direta para melhorar o humor e as emoções de um modo geral. Para conseguir isso, basta pingar três gotas em uma das mãos. Depois disso, passe uma mão na outra e, em forma de concha, deixe-as a 15 cm do nariz e aspire.

Vapor quente

Outro bom modo de inalar um óleo essencial é utilizando vapor quente. Para que isso funcione, basta aplicar de três a cinco gotas em um recipiente com água quente (pote de vidro, panela, entre outros). Depois disso, posicione o rosto acima e inale o aroma.

Como a água está quente, os óleos entrarão no sistema olfativo da pessoa com muita facilidade. Para aumentar o efeito, basta cobrir a cabeça com um pano ou toalha, simulando uma espécie de sauna. Continue lendo os artigos da Rotaract.

About the Author: Andre Rodrigues