Como se organizar financeiramente para grandes decisões?
Aprenda dicas práticas para organizar as finanças em grandes momentos da sua vida
Quanto melhor for o controle das suas finanças pessoais, menores serão as chances de sofrer com dificuldades na gestão do dinheiro. Por isso, independentemente da idade, da renda ou dos seus objetivos de vida, é importante conhecer e adotar boas práticas de organização financeira.
A regra básica que vale tanto para quem está começando a viver com autonomia quanto para quem já tem mais experiência é: mantenha uma rotina de organização e controle suas finanças.
Se você já tem um cuidado e controle do seu dinheiro, mas precisa colocar em prática um plano financeiro para tomar uma decisão importante, seja comprar um imóvel, fazer uma viagem, pagar a formatura ou até planos de aumentar a família, este artigo é para você.
Grandes mudanças demandam planejamento
O seu objetivo é fazer uma viagem internacional, tirar um ano sabático, comprar um apartamento novo, aumentar a família ou dar qualquer outro passo importante que exige uma base financeira fortalecida? Se a resposta for sim, saiba que toda grande mudança demanda planejamento, inclusive no que diz respeito às finanças.
Dessa forma, entender a importância de economizar, saber analisar os seus gastos e buscar meios de investir com segurança são pequenos cuidados que vão ajudar a construir um futuro mais seguro e tranquilo.
Organizando as finanças para grandes decisões
Como você pode ver, a organização é um ponto-chave em qualquer mudança que você pretende realizar em sua vida. Por isso, elencamos algumas dicas práticas que vão ajudá-lo a planejar e executar um plano de finanças de sucesso.
Mantenha o controle das suas finanças pessoais
O primeiro passo é analisar a sua situação financeira atual, entender qual é a sua renda, suas despesas, a eventual existência de dívidas e como todas essas questões impactam nos seus objetivos.
Por exemplo, imagine que você pretende ter um filho e não sabe se vai ter recursos suficientes para a manutenção das despesas do novo membro da família. Nesse caso, é necessário conhecer a sua renda atual, os gastos e as mudanças que precisam ser feitas para adaptar-se à nova realidade.
Estabeleça metas
Depois de entender o seu contexto financeiro, o passo seguinte é a definição de metas. Vamos imaginar a situação anterior para exemplificar. Se você vai ter um filho, deve estar ciente dos custos atrelados a essa decisão, por isso precisa ter uma renda compatível com as despesas.
Caso as suas finanças ainda não estejam totalmente alinhadas com essa grande decisão, a dica é estabelecer metas que ajudem a organizar e controlar as finanças. Nesse caso, algumas metas podem incluir:
- eliminar as dívidas em até x meses;
- criar uma conta em dólar e reservar uma quantia determinada por mês para aplicar nessa conta — para ter uma reserva financeira;
- reduzir gastos desnecessários;
- rever o contrato do plano de saúde e pesquisar os custos com saúde durante a gestação.
Ao estabelecer metas com prazos pré-definidos, fica mais fácil organizar as suas finanças e estar preparado para as mudanças que estão por vir.
Avalie o uso do cartão de crédito
O cartão de crédito é uma ótima forma de pagamento pois traz flexibilidade para o usuário, além de ter vantagens, como os programas de milhas. Porém, para algumas pessoas, o cartão de crédito é um verdadeiro problema, especialmente para aquelas que têm dificuldade de controlar os gastos.
Se você precisa de dinheiro para tomar uma grande decisão e está sempre pagando o valor mínimo da fatura do seu cartão de crédito, é hora de rever a utilização desse meio de pagamento.
Reserve o cartão de crédito apenas para situações excepcionais, pague o valor total das faturas em aberto e busque uma maneira de melhorar a sua educação financeira, economizando e gastando menos do que você ganha.
Economize
Geralmente, as grandes decisões demandam esforço e planejamento. Isso pode incluir começar a economizar. Dessa forma, se você quer ter recursos suficientes para conquistar um sonho, considere mudar pequenos hábitos.
Quanto mais você economizar, mais cedo atingirá os seus objetivos pessoais. Reavalie todos os seus gastos, selecione tudo aquilo que é desnecessário e mude a sua maneira de se relacionar com o dinheiro.
Crie uma estratégia para o dinheiro guardado
Não basta guardar o seu dinheiro em uma conta corrente ou poupança no banco, é necessário aplicar esse dinheiro em alguma forma de investimento que traga rentabilidade.
Por isso, avalie as opções de investimento disponíveis e invista em ativos que tenham liquidez e rentabilidade. Uma dica interessante é levar em consideração as contas internacionais, nas quais você consegue transformar o seu dinheiro em dólar, uma das moedas mais fortes e seguras do mundo.
Com organização, planejamento e uma boa estratégia, você melhora a sua relação com o dinheiro e fica cada vez mais próximo de conquistar os seus objetivos.
Comentários estão fechados.