Como otimizar campanhas de marketing com inteligência artificial?

Inteligência artificial

Com o desenvolvimento cada vez mais rápido de diversas áreas da inteligência artificial (também conhecida como AI, da sigla em inglês “Artificial Intelligence”), não é de se espantar que ela possa ser usada para otimizar campanhas de marketing. 

Mas mesmo com a popularização dessa tecnologia dentro da área, alguns podem se perguntar como a inteligência artificial pode otimizar esses processos, aumentando o sucesso das campanhas. Por isso, continue lendo para entender como a AI pode te ajudar profissionalmente. 

Como a inteligência artificial pode otimizar campanhas de marketing?

Para responder a esta pergunta, primeiro, é necessário entender o que é a inteligência artificial e como ela funciona. 

A AI é um conjunto de programações que se assemelham à inteligência humana. Com isso, máquinas podem executar tarefas que, anteriormente, eram apenas feitas por pessoas. Os chatbots são um exemplo de como a inteligência artificial pode ser aplicada, já que ajudam usuários a resolverem problemas, sem precisarem de intervenção humana. 

Através do Machine Learning, que é a capacidade dos computadores de aprender e interpretar dados, seu negócio pode se beneficiar com a inteligência artificial, otimizando campanhas de forma eficiente e alcançando mais clientes. Para saber como, continue lendo. 

Decisões mais rápidas e com menos chances de erro

A inteligência artificial analisa dados com muita rapidez e, devido ao Machine Learning, a máquina consegue aprender a cada interação, chegando a novas conclusões e trazendo mais dados. 

A vantagem está justamente nesta alta velocidade de informações, já que o time de marketing não precisa esperar até o fim da campanha para alterá-la de acordo com as necessidades dos clientes. Além disso, como a máquina aprende a cada nova experiência, as chances de erro nas decisões são menores. 

Time de marketing especializado 

Você já deve ter ouvido a história de que a inteligência artificial substituirá o trabalho humano com o passar do tempo, mas esta afirmação é falsa. 

Ao passo que a inteligência artificial otimiza campanhas, o time de marketing terá mais tempo para se especializar em outras tarefas, já que os trabalhos operacionais não fazem mais parte de sua rotina. Ademais, a análise de dados sempre deverá ser feita, e este trabalho requer supervisão humana. 

Previsão de vendas e qualificação dos leads

É justamente com a análise de dados que você e seu time de marketing podem observar o comportamento da empresa e ter uma previsão de suas vendas. Com isso, criar orçamentos prevendo gastos e problemas anteriores fica muito mais fácil. 

Além disso, a AI analisa o comportamento de diversos usuários, permitindo que sua empresa saiba qual é seu público – quais os tipos de pessoas interessadas no seu serviço –, o que torna mais fácil criar uma linguagem e comunicação para atraí-los a fechar negócio. 

Sugestões personalizadas 

O Machine Learning é tão comum nas empresas hoje em dia que você já usou deste recurso e talvez nem saiba. 

Se já usou aplicativos como o Waze, que indica o melhor caminho, ou já aceitou assistir uma série recomendada pela Netflix, saiba que consumiu esta tecnologia, que aprendeu sobre seus costumes e tomou uma decisão por você. 

Assim, ao aplicar a inteligência artificial na sua empresa, ela poderá trazer recomendações que se encaixam perfeitamente às necessidades de seu público, aumentando as chances dele adquirir seu produto ou serviço. 

Em retrospecto, é possível otimizar campanhas de marketing com a inteligência artificial com base em seus vários recursos, dados e softwares responsivos, que criam a melhor experiência para o usuário. 

É por isso que o AI Marketing – como tem sido chamado o marketing que envolve a inteligência artificial – tem se tornado cada vez mais popular, uma vez que em pouco tempo, traz melhores resultados, além de maior satisfação do público. 

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo