Como melhorar a concentração e manter o foco?

Saber ligar o “modo foco” da mente é muito importante para ter concentração e alcançar suas metas e objetivos, mas nem sempre é fácil fazer isso. Principalmente quando se está cheio de coisas para fazer, em meio ao caos e ao estresse.

Com isso, não é fácil ser uma pessoa focada, mas existem maneiras de melhorar a concentração e manter o foco nas atividades. Assim como outras habilidades, essa pode ser treinada. 

O que fazer para melhorar a concentração e manter o foco? 

O foco é a capacidade de se concentrar em uma tarefa, abstraindo-se de outras distrações, sendo um exercício de autocontrole. A tentação de olhar toda hora as notificações que surgem no celular pode ser grande, mas saber se controlar é uma habilidade essencial para o sucesso, seja ele acadêmico ou no trabalho. 

Para desenvolver essa habilidade, existem algumas técnicas e exercícios que você pode praticar todos os dias para criar um poder de concentração maior. Confira!

Exercite seu foco 

Uma das formas mais comuns de exercitar o foco é escolher uma meta e tentar, ao máximo, manter sua atenção somente nela. Por exemplo, ao montar um quebra-cabeça, concentre-se apenas em selecionar as peças e fazer a atividade, afastando quaisquer outros tipos de pensamentos que não são necessários para completar a tarefa. 

No começo é difícil, mas somente porque é uma habilidade pouco desenvolvida. Com exercícios diários, você perceberá que levará menos tempo para entrar no estado de foco, além de permanecer nele por mais tempo.

Evite o multitasking

O multitasking – ato de fazer várias atividades ao mesmo tempo – pode até ter se tornado uma prática popular, mas traz a falsa ideia de produtividade, já que fazer várias tarefas ao mesmo tempo compromete a concentração em cada uma delas. O cérebro precisa de um tempo para se acostumar com uma atividade até desempenhá-la bem.  

Ao trocar constantemente de tarefa, nenhuma delas será feita com a mesma eficácia, foco e atenção que poderia ser realizada, caso iniciada e concluída, sem outras tarefas no meio. 

Use timers e faça pausas 

Um dos métodos mais famosos para se criar períodos de concentração e foco é o “Pomodoro”, que consiste em criar “blocos de concentração”: a cada 20 minutos de atividade, 5 minutos de pausa. Após repetir esse ciclo por quatro vezes, fazer um intervalo de 15 minutos. 

O método não precisa ser necessariamente o do Pomodoro, com 20 minutos de foco, mas a ideia é criar momentos de 20 a 50 minutos de concentração nas tarefas, espaçados por intervalos curtos. Deve-se fazer intervalos, já que a ciência comprova que a cada 50 minutos, os níveis de produtividade caem um pouco, se não houver intervalos de descanso. 

Por isso, use timers durante suas atividades, isso fará com que você consiga se organizar melhor, além de manter a produtividade alta. 

Mantenha um estilo de vida saudável

Dormir bem, alimentar-se corretamente, além de estar hidratado (a) são fatores que ajudam absurdamente no foco. Ademais, praticar exercícios físicos, além de não exagerar na cafeína também fazem com que a concentração melhore, junto com a capacidade de manter o foco. 

O estresse é outro fator que precisa ser analisado, já que causa decréscimo da concentração e poder de foco, por isso a importância de se manter um estilo de vida saudável. 

Esteja em um bom ambiente 

Para melhorar a concentração e manter o foco, o local em que você se encontra também deve ser levado em consideração. Partindo do princípio que a mente reflete seu ambiente, se sua mesa de trabalho ou estudos está uma bagunça, seu cérebro terá mais motivos para criar distrações.

Por isso, livre a área de tudo o que for desnecessário para o cumprimento de suas tarefas e evite distrações. Se possível, coloque o celular longe ou no modo avião, conferindo-o apenas durante suas pausas. 

Se você trabalha melhor em um ambiente dinâmico, não hesite em ligar alguma música. Mas se precisar de silêncio para se concentrar, procure fones de ouvido com cancelamento de ruído. 

Outra alternativa são os áudios de white noise, por exemplo, que consistem nos “ruídos brancos”, sinais sonoros de potência constante. Isso acalma algumas pessoas, mas não funciona para todos, por isso, vale testar se eles podem te ajudar. 

Melhorar a concentração e manter o foco pode parecer desafiante no começo, mas adotar as medidas citadas cria benefícios a longo prazo, além de aumentar sua produtividade. 

Compartilhe com um amigo que precisa conhecer estas dicas!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.