Como fazer a limpeza de secadora

Como fazer a limpeza de secadora

Depois de a máquina de secar estar a funcionar correctamente durante algum tempo, os processos de secagem tornam-se subitamente mais longos. Este é o momento em que você deve limpar sua secadora, o mais tardar. Aqui você saberá como proceder, quais as diferenças entre um secador com bomba de calor e um secador com condensador e com que freqüência você deve trabalhar.

1. Você executa essas etapas após cada ciclo de secagem

Se você retirou a roupa seca da máquina, também pode remover o filtro de cotão grande próximo à porta . Você pode simplesmente puxá-lo para fora e remover o fiapo – funciona melhor com as mãos ligeiramente úmidas ou com uma escova macia. Se você sentir que a poeira fina está obstruindo a rede, lave o filtro de cotão com água morna e deixe-o secar completamente antes de colocá-lo de volta. Depois de remover o filtro, limpe seu compartimento com uma escova de cabo longo.

A maioria das secadoras tem telas adicionais menores na borda da porta. A maioria deles são claramente visíveis. Você também pode consultar as instruções fornecidas com o dispositivo para localizá-los. Limpe-os também com cuidado ao limpar a máquina de secar – o cotão que sai dos filtros durante o programa de secagem fica preso na roupa ou no tambor.

Você também pode esvaziar o tanque de água após cada ciclo de secagem – na maioria das máquinas, ele está localizado no canto superior esquerdo da frente e pode ser facilmente removido. Despeje a água, mesmo que seja um pouco: se você esquecer várias vezes, o tanque pode ficar cheio. Nessas circunstâncias, a máquina irá parar no meio do processo de secagem.

Dica: limpe a vedação da porta com um pano limpo para remover qualquer resíduo.

2. Existem diferenças na limpeza do secador de condensador e do secador de bomba de calor

Os secadores de condensador e de bomba de calor podem ser encontrados em muitas residências: os secadores de condensador já existem há muito tempo; eles são relativamente baratos para comprar, mas usam muita energia. Os secadores com bomba de calor custam inicialmente mais caro, mas usam apenas metade da energia dos secadores com condensador. Ambos são comuns. Dependendo do tipo de modelo que você possui, você deve proceder de forma diferente em alguns pontos ao limpá-lo cuidadosamente.

Dica: Todos os modelos são fáceis de limpar quando ainda estão quentes – uma boa hora para fazer isso é após o processo de secagem.

2.1. Veja como você pode limpar uma secadora que funciona com um condensador

Com um secador de condensador, é importante limpar o trocador de calor a cada três meses. Ele pode ser facilmente removido – conforme detalhado no manual do dispositivo – e limpo com uma esponja ou pano e um pouco de água morna. Deixe secar completamente antes de colocá-lo de volta.

Lavagem para iniciantes: nosso guia prático de lavagem de roupas

2.2. Com o secador com bomba de calor, você precisa limpar as vias respiratórias

O secador com bomba de calor, que também utiliza o ar de exaustão para o processo de secagem, só funciona corretamente com uma mangueira de exaustão de ar puro. Portanto, você deve limpar regularmente as vias respiratórias. Para fazer isso, remova a mangueira de exaustão, verifique se há depósitos e limpe-a completamente. Você não precisa de um limpador especial para isso; água limpa e morna é suficiente.

Com este tipo de secador, muitos fiapos podem se acumular sob a bomba no chamado reservatório de fiapos – a bomba não pode mais transportar a água para o tanque de água. Para evitar isso, primeiro desconecte a secadora da tomada. Verifique se há uma aba no canto inferior direito na parte traseira do dispositivo – se houver, você pode limpar o cárter de fiapos aqui.

Se não for este o caso, deve-se desparafusar a carcaça do secador e remover o elemento de controle para alcançar a bomba e, portanto, também o cárter . Antes de limpar a secadora, leia as instruções: se o aparelho perder a garantia se você fizer suas próprias coisas, é melhor chamar um profissional. Este vídeo mostra como pode ser uma limpeza completa de um secador com bomba de calor:

2.3. Em alguns secadores, os filtros protegem a bomba

Alguns fabricantes, como a Miele, anunciam que a bomba de seus secadores nunca precisa ser limpa porque os filtros os protegem de fiapos . Nestes casos, você deve verificar esses filtros regularmente – a cada dois ou três meses, dependendo da frequência de uso do secador. Na maioria dos casos, você os encontrará no rodapé inferior. Também aqui é útil consultar as instruções de utilização!

Dica: Se você não tem muito espaço, pode dar uma olhada em uma combinação interessante de dispositivos consistindo de máquina de lavar e secar em um teste atual de máquina de lavar e secar!

3. Como remover calcário do sensor de umidade

Ao limpar sua secadora, você também deve procurar os sensores . A maioria dos modelos atuais tem. O sensor detecta se a roupa ainda contém umidade e, caso contrário, encerra o programa. No entanto, os depósitos de cálcio podem afetar os sensores ao longo do tempo . A consequência é que, em alguns casos, a roupa ainda não está seca quando o aparelho se desliga.

Dê uma olhada dentro do tambor: Os sensores de umidade geralmente estão localizados nas costelas internas. Várias dicas incluem remédios caseiros como vinagre ou ácido cítrico para limpeza; ambos os ácidos dissolvem a cal de maneira confiável. Basta colocar um pouco em um pano macio e limpar os sensores com ele. Se você limpar com água limpa, os sensores estarão prontos para uso novamente.

Dica: Em muitas instruções de uso, os fabricantes também recomendam limpadores especiais para os sensores – mas eles não são necessários.

Recommended For You

About the Author: Paulo Gomes