Como Economizar Energia com Ar Condicionado?
No Brasil, o verão é marcado por temperaturas bem elevadas, e sensação térmica às vezes maior ainda.
A pergunta é: como se sentir confortável em tamanho calor? Neste momento, muitas pessoas buscam adquirir o ar condicionado.
A questão é que esse aparelho é conhecido por consumir bastante energia, fazendo com que a conta de luz venha nas alturas.
Embora pareça uma realidade distante, pode-se gastar menos utilizando alguns métodos que tem em vista uma aquisição consciente, o planejamento do espaço de instalação, o período de uso e as funcionalidades do seu dispositivo de climatização.
Tendo o conhecimento de como economizar energia com ar-condicionado ligado, costumes como trabalhar durante um dia inteiro em um espaço refrigerado ou dormir uma noite inteira com o dispositivo ligado serão mais praticáveis.
Atualmente, as grandes marcas de ar-condicionado desenvolveram tecnologias que oferecem recursos que proporcionam economia durante a utilização do ar-condicionado e facilitam a limpeza.
Isso facilita muito, pois não é necessário contratar o aluguel de ferramentas para isso, por exemplo.
Como economizar energia com ar condicionado?
1. Ajuste a temperatura adequadamente
As pessoas acreditam que, ajustar o termostato para uma temperatura abaixo da almejada não vai fazer com que o espaço esfrie de maneira mais rápida, mas ocasionará em um consumo de energia elétrica maior sem necessidade em razão do aumento do esforço do motor e do compressor.
Por esse motivo, ajustar a temperatura do ar-condicionado adequadamente vai influenciar na sua economia de energia, pois gera um conforto térmico maior, além de também evitar um desgaste sem necessidade do dispositivo.
A temperatura ideal do ar-condicionado de um espaço é, em média, 23ºC, mas isso pode variar conforme a estação do ano e a finalidade (se é uma sala de escritório, um quarto, etc.).
2. Verifique a instalação elétrica no disjuntor
Esse é um quesito técnico que pode fazer com que as pessoas economizem alguns reais na conta de luz.
A instalação elétrica dos dispositivos deve ser realizada em um disjuntor exclusivo, para obter a proteção dos circuitos caso ocorra uma instabilidade elétrica.
Além disso, a manutenção do ar-condicionado deve ser feita periodicamente e sempre analisar a instalação.
Em razão da grande carga de energia que um ar-condicionado gasta, a principal questão no momento de adquirir o disjuntor é analisar a amperagem exigida para a potência desse aparelho.
Isso vai ajudar a evitar que o dispositivo fique ligando e desligando, provocando sobrecarga e diminuição de vida útil.
3. Informe à companhia de energia elétrica, se for preciso
Não deixe de informar a empresa distribuidora da região que você mora sobre o aumento da carga.
Isso abre espaço para a empresa fazer uma reavaliação da rede elétrica local, e se necessário, ela irá aumentar a carga do sistema de distribuição.
Esse ato ajuda a evitar danos ao sistema elétrico e, como consequência, aumenta a vida útil do seu ar-condicionado.
4. Escolha um dispositivo de acordo com o espaço
Apesar de ser algo simples, muitas vezes não é cumprido o tamanho do espaço e do número de aparelhos necessários para climatizar um lugar.
Algumas questões como aberturas de portas e janelas, circulação de pessoas, posição do espaço e demanda de refrigeração devem ser levados em consideração para realizar o cálculo certo da necessidade de BTUs.
Para quem não sabe, os BTUs são a unidade de potência de refrigeração, que aponta qual dispositivo é o mais recomendado para um espaço.
Através da referência dessa unidade, é possível selecionar adequadamente o aparelho que garante melhor custo-benefício e eficiência energética.
Mesmo que seja contraditório, um ar-condicionado maior do que é preciso também é inadequado pois pode acabar causando desperdício de custo na compra. De forma análoga, um aparelho menor do que o necessário irá resultar em maior custo no decorrer do uso.
5. Garanta a instalação adequada do equipamento
Para economizar energia ao utilizar o ar-condicionado é preciso ter cuidado ao instalar o aparelho, pois uma montagem errada, sem dúvidas, irá influenciar no aumento do consumo de energia.
Se tratando de um ar-condicionado de janela, é importante garantir que as laterais e o fundo do equipamento não estejam tampados, para não sobrecarregar o aparelho e, consequentemente, reduzir as funções do mesmo.
Já no caso do aparelho split, é preciso que a condensadora seja instalada em um lugar aberto e com circulação de ar.
Outro aspecto importante é a proteção da incidência direta do sol, sem provocar a obstrução das grades de ventilação.
Não se esqueça de sempre priorizar que a instalação do aparelho seja feita em um ponto alto do espaço escolhido.
Desta maneira, o processo de resfriamento acontecerá com mais facilidade, evitando um grande consumo de energia.
A maioria das dicas estão relacionadas a técnicas que viabilizam o aumento da vida útil do equipamento.
Quando seu aparelho está em perfeitas condições, ele fica menos suscetível a sobrecargas, a congelamento e, consequentemente, consumo excessivo de energia.
Comentários estão fechados.