Como é detectada a dislexia em adultos?

“Eu li um artigo sobre dislexia e me sinto muito identificada … Será que posso ter dislexia?” Continue lendo este post para descobrir se você tem esse distúrbio de aprendizagem chamado dislexia e saiba como é detectada a dislexia em adultos. 

O que é dislexia?

A dislexia é um distúrbio persistente e específico da aprendizagem da alfabetização que ocorre em crianças, adolescentes ou adultos que não apresentam qualquer deficiência física, psicológica ou sociocultural e cuja origem parece derivar de uma alteração do neurodesenvolvimento.

De acordo com a CID-10, os disléxicos apresentam, caracteristicamente, dificuldade em recitar o alfabeto, nomear letras, executar rimas simples e analisar ou classificar sons. Além disso, a leitura é caracterizada por omissões, substituições, distorções, inversões ou vícios, lentidão, hesitações, problemas de rastreamento visual e déficits de compreensão.

O principal problema que a dislexia tem é que não é compatível com nosso sistema educacional , já que, dentro dela, todo aprendizado é feito por meio do código escrito, então a criança disléxica não consegue assimilar determinados conteúdos de disciplinas como Conhecimento do Meio, porque não é capaz de alcançar seu significado pela leitura.

A criança disléxica deve se esforçar tanto para ler e escrever tarefas que tende a ficar cansada, perder a concentração, ficar distraída e rejeitar esse tipo de tarefa.

Pais e professores processam esse comportamento como desinteresse e pressionam por um esforço maior, sem entender que essas crianças, realizando essas tarefas, sentem como se de repente, qualquer um de nós, estivéssemos imersos em uma aula de redação chinesa. Isso faz com que as crianças não sejam detectadas como disléxicas e, como adultos, percebamos que algo está errado.

A dislexia é muito mais do que dificuldade de leitura e escrita, pois existem problemas de compressão, memória de curto prazo, acesso ao léxico, confusão entre direita e esquerda, dificuldades nas noções de espaço-tempo. Devemos ter em mente que não existem dois. disléxicos idênticos e, portanto, cada caso é único e não tem que apresentar todos os sintomas.

dislexia em adultos

Características da dislexia em adultos

As características mais características da dislexia em adultos:

1. Na comunicação oral

  • Necessidade de repetir informações específicas, tecnicismos, números ou outros dados específicos várias vezes, que não afetam o entendimento geral do discurso, mas afetam a especificidade técnica da mensagem.
  • Utilizar rascunhos constantemente e até com palavras simples devido ao fato de que é difícil reter as informações no início (memória de trabalho).
  • Precisa corroborar a ideia ou o assunto principal que está sendo falado.

2. Na leitura

  • Evite ler, escrever ou fazer matemática.
  • Sensação de fadiga ao ler tarefas.
  • Lentidão e pouca precisão na leitura.
  • Má compreensão da leitura que diminui quando o léxico é técnico ou pouco frequente.

3. Por escrito

  • Dificuldade em traduzir o pensamento oral em escrita ao escrever um texto, organizar ideias e estruturar conteúdo.
  • Dificuldade em acessar vocabulário. Mudanças no léxico, uma palavra por outra referindo-se a objetos, conceitos e / ou pessoas.
  • Erros de ortografia, substituições, inversões e omissões.
  • Dificuldade em encontrar e corrigir uma palavra que está incorreta.
  • A transcrição das notas leva muito tempo.
  • Escrita inadequada, não usar sinais de pontuação ou colocá-los nos lugares errados.
  • Falta de coesão entre ideias.

características de dislexia em adultos (1)

Como a dislexia é detectada em adultos?

Aqui estão 10 exercícios para detectar dislexia em adultos:

Os testes e critérios de diagnóstico que oferecemos a seguir são frequentemente usados ​​na avaliação de crianças e adolescentes, no entanto, esses testes podem ser realizados em um adulto, embora os resultados sejam um pouco menos confiáveis.

1. Exercícios de compreensão de leitura

A compreensão da leitura em adultos com dislexia pode ser afetada adversamente. Para avaliar esta área, pode-se aplicar um texto com questões de compreensão ao final.

2. Contas simples de matemática

Por confundir a ordem dos números e ter dificuldades de memória, as pessoas com esse transtorno geralmente têm dificuldade em resolver problemas matemáticos. Para o seu diagnóstico, é importante observar se usam os dedos para fazer as contas ou se perdem em operações simples e curtas.

3. Fala simples, instável e incompleta

Um critério diagnóstico para dislexia pode ser a maneira de falar. Se for baseado em frases curtas e simples e se o indivíduo se perder tentando criar uma frase mais complexa, a pessoa que está sendo avaliada pode precisar ser avaliada para dislexia em adultos.

4. Problemas de concentração

Essa característica costuma estar associada a crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), porém, se você observar  dificuldades em manter a atenção juntamente com outros critérios já citados, é possível que o problema a ser tratado esteja mais relacionado à dislexia em adultos.

5. Problemas para lembrar corretamente palavras, dados

Nesse caso, um exercício para detectar a dislexia em adultos pode ser fazê-lo lembrar de uma  sequência simples  de cinco números ou mostrar uma fotografia com uma série de objetos e pedir-lhe que memorize o máximo possível.

como a dislexia é tratada em adultos

6. Exercício de reconhecimento

Para esse sinal de dislexia em adultos, um teste rápido de nomeação deve ser feito. Isso se baseia na administração de uma série de estímulos visuais e no pedido ao indivíduo para nomear tudo o que pode reconhecer.

7. Nível de consciência fonológica

Essa habilidade é considerada uma das bases da leitura, portanto, uma pessoa com dislexia apresentará um baixo nível de consciência fonológica. Como o próprio nome sugere, isso é definido como a capacidade de detectar sons ou fonemas em um texto.

8. Teste de consciência fonética

Os testes de consciência fonética têm por objetivo fazer com que a pessoa com possível diagnóstico de dislexia  detecte um som (fonema) no meio de uma série de palavras. Por exemplo, peça a ele para encontrar o som ” heh ” na palavra ” exército “.

9. “Ataque de palavras”

A  decodificação  é definida como a capacidade de pronunciar palavras e associar um símbolo (letra) a um som (fonema). O exercício de “ ataque de palavras ” será baseado em pedir que a pessoa decifre ou pronuncie novas palavras para ela.

10. Problemas físicos e / ou médicos

O diagnóstico de dislexia em adultos também está relacionado a alguns distúrbios psicomotores, como desequilíbrio, má coordenação, tonturas frequentes … Para detectá-los será importante fazer um  exame médico complementar.

dislexia em adultos 2 (1)

 

Questionários para dislexia em adultos

Em Português, não existem testes de dislexia em adultos que nos permitam diagnosticar este distúrbio especificamente.

Normalmente é realizada uma avaliação semelhante à realizada em crianças, que parte da avaliação da  história pessoal e, principalmente, da escola do sujeito.

Em seguida, passamos a descartar que as dificuldades de leitura e escrita que apresentou e / ou apresenta sejam devidas a um déficit a nível cognitivo, sensorial ou emocional. Nesse caso, são utilizados os dados da anamnese e seria conveniente utilizar um teste como a  escala de inteligência de Wechsler para adultos (WAIS-IV).

Nós, adultos, usamos as informações ortográficas para realizar tarefas de consciência fonológica, como a substituição fonêmica entre dois sons. Por exemplo, tente dizer seu nome e sobrenome trocando o primeiro som “Sarmen Cilva” sem escrevê-lo …

Parece que essa tarefa, praticamente impossível para um adulto analfabeto, o seria também para um adulto disléxico.

Portanto, propomos a necessidade de avaliação das habilidades fonológicas e do próprio letramento: identificação e omissão silábica e fonêmica, leitura de palavras e pseudopalavras, decisão ortográfica, compreensão leitora …

Com isso, concluiremos uma avaliação básica que nos informa se seu nível fonológico e de alfabetização está abaixo do que é comum para um adulto não disléxico com nível de estudos semelhante. (Seria especialmente importante avaliar o tipo de intervenção recebida ao longo do tempo e como essa intervenção foi capaz de melhorar o desenvolvimento da alfabetização, ou seja, devemos usar não apenas os dados da tabela de escalas, mas também o bom senso.)

Questionários para dislexia em adultos (1)
Questionários para dislexia em adultos

Dislexia é um rótulo negativo?

De jeito nenhum. Rótulos negativos estão associados à desinformação e são normalmente rotulados pelos professores, pela família e em muitos casos pela própria criança, de PREGUIÇOSOS, TOLOS, DESMOTIVADOS E QUE NÃO SE ESFORÇAM O SUFICIENTE … todos esses rótulos são realmente NEGATIVOS e prejudiciais . Isso mina a auto-estima e causa graves consequências emocionais na criança, adolescente ou adulto.

Dar um nome a tudo o que está acontecendo, dizer à criança que ela tem dislexia, compartilhar em casa e na escola é sempre POSITIVO. Estamos dando respostas para todas as suas experiências, estamos dizendo que eles têm uma forma diferente de aprender, estamos fazendo com que vejam que não são VAGOS.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.