Como consultar IMEI do celular? – Confira 2 maneiras diferentes!

Como consultar IMEI do celular

Como consultar IMEI do celular? Onde posso encontrar esse número tão importante do meu smartphone? Existe alguma maneira de saber qual é o IMEI do meu smartphone mesmo ele já tendo sido comprado há mais de anos? Para que serve o IMEI e por que ele é tão importante para o meu celular? Como saber o IMEI do telefone da Claro?

Muitas dúvidas, poucas respostas. É assim que nos encontramos quando surge alguma dúvida que não sabemos responder. Porém, graças à tecnologia que já chega há nossa casa há pouco mais de duas décadas, é possível descobrir de forma detalhada tudo o que não entendemos pela internet, como você está fazendo agora.

O IMEI é mais um dos códigos que nos auxiliam a entender mais sobre um smartphone. Nossos celulares são cheios de códigos e números de rastreio, e o IMEI nada mais é do que um número como esse. É isso que você verá no conteúdo de hoje, de forma detalhada e bem explicada.

Portanto, se você deseja saber como consultar IMEI do celular, recomendamos que leia este conteúdo até o final, pois será bem explicativo e fácil de entender. Acompanhe-nos até o final e deixe seu comentário caso ainda possuir alguma dúvida sobre o assunto. Vamos lá!

 

O que é IMEI?

Antes de saber como consultar IMEI do celular, você precisa entender o que é o IMEI. Dessa forma, não só entende o que busca como resposta, como também se contextualiza com o assunto e entende algumas mentiras que se falam sobre o IMEI, como o fato de contarem por aí que se trata de um número de rastreio: nada mais mentiroso do que isso.

IMEI é a sigla para o que em inglês é conhecido como International Mobile Equipment Identity. Em tradução literal, temos então o termo Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Como o próprio nome indica, trata-se de um número para identificar os smartphones e de grande valia para quem vai comprar um novo.

Em suma, é uma combinação de 15 números aleatórios, mas sendo sempre uma combinação única. Isso quer dizer que ninguém em todo o mundo possui um código IMEI igual ao seu, pois cada celular possui um único código que pode ser facilmente rastreado através de alguns comandos que vamos ensinar no conteúdo de hoje.

 

Como consultar IMEI do celular?

Afinal, como consultar IMEI do celular? Agora que já sabe do que se trata a sigla, podemos pular para a parte em que respondemos a sua dúvida principal, que é para aprender a consultar o número de IMEI exclusivo de seu smartphone. Já garantimos que não existe apenas uma forma, mas sim duas de fazer isso:

 

Olhe a caixa do seu smartphone

O primeiro passo para saber qual é o número de IMEI de seu smartphone, seja ele um Android, um iOS ou qualquer outro, é olhar na caixa do celular. Caso seja um telefone usado, não recomendamos que o compre sem a caixa, e vamos explicar no final do conteúdo o motivo de afirmarmos isso.

Portanto, o próximo passo então é olhar a caixa do celular. Em algum local dela terá o número de IMEI, sem erro. Como mencionado anteriormente, o número é uma combinação de 15 números sem traço, espaço ou ponto, todos corridos que juntos formam um número ainda maior.

 

Abra o discador

Por último e de forma mais prática, principalmente para quem não quer procurar pela caixa do celular, você pode usar o discador de seu smartphone para saber qual é o número de IMEI. É simples e fácil, sendo ideal também para quem não tem a caixa porque comprou o celular usado.

Para isso, destrave o smartphone com a senha padrão de acesso, e, em seguida, abra o discador do celular. O próximo passo é digitar *#06 e iniciar uma ligação. Antes mesmo de você perceber, aparecerá uma pequena janela na tela do smartphone informando o número de IMEI do celular, ou seja, uma combinação única com 15 números.

 

Para que serve o IMEI?

Já sabemos o que é e como consultar IMEI do celular, mas para que ele serve? Muito se fala sobre o IMEI servir como um número de rastreio em caso de roubo, mas isso não é verdade. Trata-se apenas de um número de identificação, ou seja, não lhe permite encontrá-lo à distância. Para isso, use o Find My Device do Google, da Samsung ou Apple.

O IMEI pode servir, no entanto, para descobrir se o celular que está comprando é legítimo ou não, por isso mencionamos da importância de nunca comprar um celular sem caixa ou então com caixa que não possua o número de IMEI. Qual a nossa recomendação? Que faça a comparação entre os números:

  • Anote o número IMEI da caixa do celular;
  • Em seguida, faça o procedimento do discador.

Caso os dois números sejam idênticos, então se trata de um celular original. Caso os números não sejam iguais, então das duas uma: ou o celular é roubado e a caixa é de outro smartphone, ou aquele celular é uma cópia barata. Até a próxima!

Recommended For You

About the Author: Alessandra