Como comprar carros em leilão?

Se pensarmos nas diversas possibilidades de se adquirir um veículo atualmente,    comprá-los em leilão pode ser uma escolha sensata. Devido aos preços abaixo de mercado e grande diversidade de veículos disponíveis, vale a pena analisar essa possibilidade.

Sendo assim, caso você queira descobrir tudo sobre esse assunto, tire suas dúvidas aqui e confira um conteúdo completo sobre como comprar carros em leilão, de forma inteligente e segura. Vem comigo!

Como funciona o leilão de carros?

O primeiro passo para que você consiga comprar carros em leilão é entender exatamente como esse processo funciona. A primeira coisa a ser ressaltada é que, a finalidade de um leilão, seja qual produto esteja à venda, é reunir o maior grupo de interessados possível e vender mercadoria pelo melhor lance. 

Sendo assim, quando um veículo é posto em leilão, a empresa encarregada do processo declara e torna público um preço mínimo de pagamento para o produto. Os participantes devem ofertar seus lances, e aquele que resultar no maior valor acima do mínimo, consegue arrematar o veículo. Existe a hipótese de não surgir nenhum lance durante o leilão, e quando isso acontece, o carro então não é vendido para ninguém.

A maioria desses carros tem como origem as instituições financeiras, muitas vezes pelo motivo da falta de pagamento do antigo dono. Mas existem também leilões de carros raros ou exclusivos.

Outra regra existente nos leilões de carros é a permissão da venda de automóveis com defeitos conhecidos. Mas para que isso ocorra, é necessário que cada defeito ou avaria esteja bem especificado nas informações contidas no lote da mercadoria. 

Isso acontece para que os possíveis compradores saibam de todas as características do carro e consigam avaliar bem qual valor estariam dispostos a pagar nas condições em que o veículo se encontra.

Qual é a origem dos carros vendidos em leilões?

Os carros ofertados em leilões podem ter diversas origens. Por isso, conhecer bem quem está ofertando o veículo pode fazer toda a diferença na hora de fechar um bom negócio. 

Muitos dos carros ofertados em leilões podem pertencer à frota de alguma empresa. Isso acontece porque grande parte das empresas fazem a renovação dos veículos periodicamente. E aqueles que serão substituídos frequentemente acabam indo a leilão.

Outro tipo de origem para os carros vendidos em leilões são aqueles pertencentes às instituições financeiras, que em decorrência da falta de pagamento do comprador durante o financiamento, levam esses veículos a leilões. Além das financiadoras, algumas seguradoras também costumam ofertar carros acidentados para serem vendidos em leilões.

Mas, ao contrário da primeira, os carros postos em leilões pelas seguradoras são vendidos com algumas avarias, que podem ser leves ou próximas da perda total. Por esse motivo, veículos com origem de seguradoras, são geralmente classificados como sucatas e vendidos aos ferros-velhos.

Por fim, existe a possibilidade de serem encontrados carros zero quilômetros. Estes são feitos de acidentes que acontecem na ocasião de transporte pela montadora. Os carros que se originam de montadoras podem ter, tanto pequenos arranhões ou estragos mínimos, como também estragos maiores.

Dicas de como comprar carros em leilão

A seguir, passaremos algumas dicas para você comprar carros em leilão da melhor maneira possível.

  • Conheça bem o mercado: caso você não queira fazer negócios ruins, como, por exemplo, pagar mais do que o veículo realmente vale, pesquise e estude sobre o mercado.
  • Avalie o veículo que deseja comprar: faça a avaliação, de preferência acompanhado de algum mecânico de sua confiança. Muitos detalhes poderão vir à tona referentes ao histórico do veículo em questão. Assim, poderá saber se vale a pena comprar e consertar os problemas do veículo.
  • Analise o edital: o edital é o documento referente ao funcionamento geral de um leilão. Nele, devem constar todas as informações do leilão em si, mas também das mercadorias que estarão à venda. Com a checagem correta desse documento, será possível avaliar melhor quais veículos valem a pena você dar uma averiguada mais detalhada.

Agora que você sabe como comprar carros em leilão, compartilhe este artigo com amigos e conhecidos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.