Como aprender violão clássico sozinho

como aprender violão

Se você é novo no violão e finalmente decidiu dar o salto para viver plenamente sua paixão, saiba que o violão é um dos instrumentos musicais que você pode aprender por conta própria e sem nenhuma noção de teoria musical, portanto acessível para todos. Descubra Como aprender violão clássico sozinho, os pré-requisitos e todas as nossas dicas para começar.

Aqui você encontrará todas as soluções que listamos para seguir em frente e progredir rapidamente de acordo com o seu perfil.

Dica de como aprender violão clássico sozinho

Além de não se curvar aos horários das aulas e não dedicar orçamento a isso, aprender sozinho a tocar violão oferece inúmeras vantagens, tais como:

• A liberdade de encontrar seu próprio estilo e aperfeiçoá-lo sem as restrições exigidas pelos ensinamentos clássicos

• Progressão na aprendizagem em seu próprio ritmo, escolhendo o tempo e a duração de acordo com sua conveniência

• Acesso a várias fontes de aprendizagem, como vídeo e tutoriais, para determinar o melhor método de aprendizagem, adequado ao estilo de música de cada um

• A oportunidade de aprender violão de acordo com os gostos musicais de cada um

Essa liberdade de aprender aumenta o prazer de brincar e o desejo de perseverar. No entanto, devido à falta de supervisão, é preciso autodisciplina e rigor.

Toque violão sem saber teoria musical

Se a maioria dos instrumentos musicais é aprendida com base na teoria musical, o violão pode ser aprendido sem um pouco de noção. Basta conhecer algumas bases teóricas sobre o funcionamento deste instrumento.

Descubra seu violão

• Estar familiarizado com a anatomia do violão, a fim de reconhecer e distinguir os elementos constituintes do instrumento, como trastes, trastes, cordas, braço, corpo, etc. e ser capaz de decodificar facilmente as instruções.

Tablaturas

• Saiba como ler grades de acordes para posicionar seus dedos corretamente

Como aprender violão clássico sozinho
Como aprender violão clássico sozinho

• Tenha um bom domínio das notas, bem como seu valor

• Conheça bem as escalas do violão, para poder tocar notas melodiosas em um determinado plano, como a escala pentatômica!

• Domine o glossário do guitarrista para reconhecer os termos usados ​​e muitos mais.

Conseguir o equipamento certo para aprender a tocar violão por conta própria

• A escolha do violão
É fundamental escolher um bom equipamento que seja confortável e que ofereça o som correspondente ao estilo musical escolhido. O conforto de uso e a robustez são tantos critérios a levar em conta na escolha de seu violão para iniciar um aprendizado de violão sozinho. Na verdade, a facilidade no manuseio do instrumento ajuda a perseverar no aprendizado. É por isso que o violão clássico é o mais popular para o aprendizado de violão no autodidata.

• Equipe-se com um metrônomo
Ter um senso de ritmo é essencial para aprender a tocar violão. Mas, como nem sempre é inato em todos, algumas pessoas precisam de uma ferramenta que defina o tempo para poder tocar música na velocidade solicitada. Essa é a função do metrônomo.

• Uso de palheta
Dependendo do tipo de violão escolhido, ou mais exatamente da qualidade das cordas utilizadas e do timbre desejado, a palheta, também chamada de guia ou palheta, é um acessório que permite tocar confortavelmente as cordas de um violão. É segurado entre o polegar e o dedo indicador.
Normalmente feito de plástico, o plectro também está disponível em metal, madeira ou até mesmo em casco de tartaruga.

Recommended For You

About the Author: Paulo Gomes