Clareamento dental pode deixar os dentes sensíveis?
O aumento pela melhoria estética tem cada vez estado mais em alta, ainda mais quando se fala sobre procedimentos como o clareamento dental, por exemplo, que vem sendo muito utilizado pelas pessoas, principalmente por aquelas que não estão contentes com seu atual sorriso e desejam se sentir melhor ao mostrar seus belos dentes.
Antes de qualquer coisa, é sempre bom relembrar que uma das principais maneiras de manter o sorriso branco e agradável, é através de uma escovação dentária eficiente, sendo realizada pelo menos três vezes ao dia, com ênfase na pós refeição. Caso apareça algum problema, consulte um dentista de emergência o quanto antes.
Outra coisa que também é pertinente de se falar, é que se está procurando fazer esse tipo de procedimento estético por não estar contente com seus dentes, é relevante que você procure sempre por informações adicionais, já que esse tipo de procedimento pode causar danos se não for feito de maneira correta, necessitando de um dentista 24h.
O que é o clareamento dental e como ele causa a sensibilidade nos dentes?
O sorriso funciona como se fosse um cartão de entradas para as pessoas, então é fácil de entender o porquê sempre se procura um sorriso branco e bonito, justamente para conseguir se apresentar mais facilmente para as pessoas, além de também se sentir feliz ao sorrir, aumentando a autoestima, que pode ser afetada por um aparelho transparente.
Dessa maneira, por sempre se procurar por um sorriso mais bonito, os procedimentos estéticos vem cada vez sendo mais visados, pois podem retornar os dentes a seu aspecto natural, de forma que fique bonito e convidativo, mas sem perder sua funcionalidade original, além de também não alterar a estrutura dentária.
E é aí que entra o clareamento dental, que é um dos procedimentos estéticos mais realizados em clínica de dentista especializada nessa área, que tem como finalidade deixar o dente mais branco, retornando ao seu estado natural, eliminando manchas que ficaram impregnadas, como de café, por exemplo.
Podendo ter formas alternativas, mas sempre a que vai ser recomendada é a feita no consultório, o clareamento dental é realizado através do uso de substâncias clareadoras, sendo geralmente peróxido de hidrogênio ou até mesmo de carbamida, dependendo do caso, agindo diretamente nos causadores dessa pigmentação não desejada.
Porém, o que muitos não sabem, pois não é muito falado, é alguns tipos de clareamento dental podem deixar o dente sensível no pós, o que pode causar um desconforto e as pessoas ainda podem se preocupar mais do que deveriam, já que pode se tratar de algo relativamente normal.
Por ser um procedimento que ataca diretamente o esmalte dentário, que é uma camada protetora da dentina, responsável pelos nervos do dente, pode acabar causando um certo incômodo quando o procedimento for realizado, mas isso não é definitivo, já que varia de pessoa para pessoa.
Juntamente com isso, o peróxido de hidrogênio é uma substância que pode causar um leve desconforto nos dentes, ainda mais quando se fala do pós operatório de prontidão, não necessitando de uma preocupação maior, mas nunca deixar de perguntar ao dentista.
Caso aconteça algum problema durante o pós deste procedimento, consulte um dentista emergência 24 horas, para que possa resolver o mais rápido possível. Outros problemas que podem ser corrigidos, são:
- Cáries;
- Gengivite;
- Xerostomia;
- Periodontite.
Dessa maneira, também é relevante conhecer algumas das principais maneiras de evitar que essa sensibilidade atrapalhe seu dia. Mas vale lembrar que não é todo clareamento que causa esse desconforto, e ainda pode variar muito de acordo com a arcada dentária de cada pessoa.
Como amenizar a sensibilidade nos dentes?
Caso esteja pensando em realizar esse tipo de procedimento estético, é pertinente que você conheça algumas das principais maneiras de amenizar essa sensibilidade nos dentes. Embora não tenha certeza do que vai ocorrer, é relevante saber de antemão para que possam ser evitados desconfortos durante o dia.
A primeira coisa que deve ser feita, é seguir à risca as recomendações do profissional, já que será ele quem irá te passar as melhores instruções acerca do que pode ser feito em cada caso.
Por estar em alta, há métodos alternativos de realizar o clareamento dental, que podem ser caseiros, mas que devem ser evitados, pois não há uma comprovação totalmente eficaz de que ele funciona da mesma maneira do que feito no consultório.
Por fim, evite alimentos com temperatura extrema, já que são esses que irão fazer com que você sinta fortes dores no dente, então é relevante manter eles longe de sua dieta, pelo menos imediatamente após o procedimento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Comentários estão fechados.