Churrasqueira de tijolo simples – Como construir da forma correta?

Churrasqueira de tijolo simples

Uma churrasqueira de tijolo simples é o que muitas pessoas desejam ter em casa. Fazer uma churrasqueira de tijolo simples e funcional é menos difícil do que você imagina, mesmo para quem não está familiarizado ou tem habilidades manuais particulares.

No entanto, antes de começar a construir uma churrasqueira de alvenaria, é preciso verificar se a churrasqueira será construída em um local onde possa ser facilmente monitorada e de fácil acesso. Leia conosco e aprenda a como construir a sua churrasqueira de tijolo simples. Vamos lá!

 

A escolha dos materiais de construção

Para prosseguir com a construção da churrasqueira, é bom avaliar qual poderia ser o material mais adequado de acordo com seus gostos e necessidades, mas também quais elementos se devem comprar para completar a estrutura. Entre as muitas possibilidades você pode escolher entre:

 

Tijolos refratários

São tijolos criados para resistir a altas temperaturas. Para saber a quantidade de tijolos a comprar, é preciso fazer um cálculo: some a superfície de todas as paredes que vão compor a churrasqueira e divida pelo tamanho de um único tijolo. O número que conseguirmos nos mostrará quantos tijolos realmente temos que comprar.

 

Argamassa de cimento

Novamente, é muito importante que a argamassa comprada seja refratária. Se fosse usado outro tipo de argamassa, acabaríamos quebrando toda a estrutura e possivelmente causando um incêndio.

Se você sabe a quantidade de tijolos que vai usar para construir a churrasqueira, tente entrar em contato com algum pedreiro de confiança, pois ele provavelmente já saberá quanta argamassa você precisará.

 

Cascalho e concreto

Esses materiais que você vai precisar para fazer a base da churrasqueira. Se pretender fazer uma churrasqueira portátil, terá de comprar 4 rodas com um raio de cerca de 5 centímetros e, por questões de segurança, recomenda-se que 2 destas rodas sejam equipadas com travas.

 

2 ou 3 pranchas grandes

O tamanho das mesas grandes depende muito do tamanho do churrasco. A primeira prancha será usada como superfície de apoio, enquanto a segunda e a terceira serão usadas para o fogo.

 

1 prato ou folha perfurada

Aqui também as medidas variam muito para o tamanho da churrasqueira, mas um prato de 40 x 50 centímetros já vai ficar muito bom. A chapa será utilizada para suportar o combustível necessário (carvão) para assar os alimentos.

 

Ladrilhos

O tamanho dos ladrilhos fica ao seu critério, porém eles devem ser de terracota, pois o material é muito mais resistente a altas temperaturas, ao contrário dos outros tipos. Também dá a sua churrasqueira uma ótima aparência e certamente causará uma ótima impressão.

 

Grelha de ferro

O número de grelhas de ferro depende muito do uso e da forma de confecção da churrasqueira, o mesmo em relação às dimensões. Se você ainda não sabe as medidas da sua futura churrasqueira, podemos recomendar que a construa com 52 x 60 cm como dimensão.

 

Churrasqueira de tijolo simples: como construir?

Construção da base

Provavelmente uma das partes mais fundamentais de qualquer projeto: o plinto. Se você errar na construção da base corre o risco de que, quando a churrasqueira estiver concluída, esteja errada ou pior ainda, não resistente.

Neste ponto, coloque a grade no chão e cave um buraco a uma profundidade de cerca de 20 centímetros que você preencherá com cascalho por menos da metade. O resto do buraco que você cavou deve ser preenchido com concreto de secagem rápida, certifique-se de nivelar o concreto e deixe secar por cerca de 24 a 48 horas.

 

Colocação dos tijolos

A colocação de tijolos não é considerada uma etapa complicada, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados. Antes de tudo, é aconselhável testar o posicionamento a seco, ou seja, sem usar concreto, para entender e avaliar o resultado final da churrasqueira.

Mantenha-os a uma distância de um centímetro um do outro para levar em conta a argamassa. Com um lápis você pode desenhar o contorno dos azulejos. Um truque que os pedreiros fazem é deixar os tijolos submersos na água.

Embora este não seja um passo necessário, com este truque você pode evitar que tijolos muito secos absorvam muita umidade da argamassa. Se isso acontecesse, o tijolo acabaria se expandindo, perturbando todas as medidas.

Depois de ter completado toda esta fase, você pode começar a colocar os tijolos desta forma: espalhar e nivelar meio centímetro de argamassa na base e colocar um tijolo em cima. Adicione mais 1/2 polegada de argamassa (tente não exagerar com a argamassa ou você acabará desperdiçando o dobro de energia) ao segundo tijolo antes de colocá-lo.

Proceda desta forma sempre um tijolo de cada vez, continuando a nivelar a estrutura e retirando todo o excesso de argamassa, obviamente sem a deitar fora.

 

Coloque as últimas camadas

Ao colocar as últimas camadas da nossa churrasqueira de tijolo simples, devemos ter em mente que haverá uma variação mínima: temos que alterar a orientação dos tijolos das paredes laterais.

Não se preocupe, é um processo muito simples de fazer. Alterar a orientação dos tijolos significa simplesmente girar três ou quatro tijolos horizontalmente 90° para fazê-los sobressair para fora da parede.

Esta fase é muito importante, pois estes tijolos que ficarão salientes serão os tijolos para as várias grelhas e também o suporte para o carvão. Crie tijolos alternados com base no número de suportes que você deseja usar. Lembre-se sempre de verificar se a churrasqueira está nivelada para evitar que fique torta.

Depois de concluir também esta etapa, retire a parte da argamassa de todas as juntas para dar um efeito côncavo e deixe secar por cerca de 24 a 48 horas antes de escovar o excesso de materiais. Até a próxima!

Recommended For You

About the Author: Alessandra