Check-up odontológico antes de viajar, entenda sua importância

Clareamento dental com fita

As férias é um dos momentos mais esperados do ano, seja para ficar em casa e descansar ou para viajar e conhecer novos lugares. Contudo, para aproveitar esse momento, realizar o check-up odontológico com antecedência é essencial para um descanso tranquilo e sem surpresas.

Afinal, nada pior do que passar esse período, tão desejado e que demanda planejamento prévio, com dores ou desconfortos.

Além disso, essa consulta extra com o dentista pode ser utilizada para a realização de uma avaliação sobre a aplicação de procedimentos estéticos, como o clareamento dental, que irão deixar o seu sorriso ainda mais bonito para as fotos e tornarão esse momento ainda mais prazeroso.

O que é um check-up odontológico?

Assim como nas demais especialidades médicas, manter as consultas e exames de rotina em dia é essencial para a manutenção de uma boca e corpo mais saudáveis.

O check-up odontológico consiste em uma consulta que deve ser realizada a cada seis meses – antes do período de férias ou não –, que visa à análise física e clínica da condição da saúde bucal e dos dentes do paciente.

Essa consulta pode ser divida em três passos:

  • Passo 1 – O dentista irá examinar minuciosamente toda a extensão dos tecidos moles da cavidade bucal, começando pelas gengivas, bochechas, língua e chegando – por fim – a garganta;
  • Passo 2 – Averiguação do local em que há manifestação ou queixas de dores ou incômodos.
  • Neste caso, o profissional também irá procurar por possíveis fissuras ou infiltrações nos dentes, garantindo – por exemplo – que pacientes que possuam lente de contato dental estejam com suas aplicações seguras e intactas;
  • Passo 3 – O dentista poderá realizar uma limpeza para a remoção de sujeiras mais profundas e a extração de placas bacterianas, bem como a aplicação de flúor para a proteção dos dentes.

Esse tipo de consulta deve ser realizada tanto em adultos quanto em crianças e com a mesma frequência. No entanto, pacientes diabéticos ou hipertensos devem comparecer aos check-ups a cada quatro meses.

No caso da avaliação prévia às viagens, o prazo para a consulta pode ser reduzido, de modo que o profissional avalie a condição e reduza o risco de imprevistos com a dentição.

A importância da consulta preventiva antes da viagem

Essas visitas odontológicas podem ser essenciais para a garantia de férias mais tranquilas e relaxadas, mas também podem prevenir o surgimento de doenças mais graves que podem atingir diversas áreas do corpo durante esse período.

Confira os benefícios dessa consulta nos tópicos a seguir:

Prevenção de doenças

O principal objetivo dos check-ups é a identificação de possíveis doenças, logo em seus estágios iniciais.
Deste modo, o tratamento pode ser mais preciso e eficaz, além de prevenir agravamentos para quadros como a periodontia.

O dentista pode pedir exames radiológicos e clínicos para a melhor análise sobre a extensão dos danos de infiltrações e cáries.

Com isso, é possível identificar outras doenças como as lesões cancerígenas ou a necessidade de realizar alguma modificação ortodôntica, como com o auxílio de um aparelho invisível.

Evitar dores e consultas de emergência

Para evitar a necessidade de interromper suas férias com uma consulta de emergência, o dentista irá procurar por lesões nas gengivas que possam apontar para inflamações ou infecções nos dentes cariados. Isso porque esse tipo de situação pode gerar dores agudas na região afetada.

Outra causa constante de desconfortos e dores são as lesões de aftas e machucados na língua.

Esse tipo de ferimento pode acontecer no dia a dia de qualquer pessoa, mas é ainda mais comum em pacientes que fazem uso do aparelho dental invisível fixo ou outros tipos de aparelhos ortodônticos, principalmente após a manutenção.

Por isso, o acompanhamento correto e a prescrição de medidas de contenção de dores podem ser realizados antes da viagem, ou seja, durante essa consulta.

O fluxo salivar e a presença de tártaro também costuma ser examinado, para reduzir a necessidade de buscar clínicas durante a viagem.

Possibilitar a recuperação cirúrgica

O check-up de férias é importante, inclusive se o paciente for permanecer em casa durante esse período de descanso.

Isso porque esse momento longe do trabalho ou escola pode ser o ideal para a realização de tratamentos longos ou que exijam recuperação, como a instalação de um implante dentário ou cirurgias para a remoção de dentes.

Dicas para manter a higiene bucal durante as férias

Manter a saúde bucal é importante em qualquer momento do ano, mas durante a preparação para as férias e nos dias de folga elas podem e devem ser reforçadas.

Para isso algumas medidas podem ser necessárias, como:

  • Escovar rigorosamente, complementando o atendimento do dentista;
  • Levar todos os acessórios dentários na bagagem de mão;
  • Ter cuidado redobrado com o armazenamento do aparelho;
  • Preferir doces e balas junto às refeições para otimizar a escovação;
  • Verificar a cobertura odontológica para o local de destino.

A consulta de rotina deverá ser um trabalho em conjunto com o dentista para que, assim, todos os procedimentos necessários sejam realizados dentro do tempo disponível.

Por isso, escovar os dentes e utilizar o fio dental regradamente deve ser uma atividade reforçada nos períodos que antecedem a viagem, principalmente para a saúde gengival.

Caso seja uma questão importante para o paciente, essa consulta será um bom momento para sanar as dúvidas sobre as metodologias e o quanto custa lente de contato dental, entre outros procedimentos estéticos que possam aumentar a autoestima e podem ser feitos nesse período, otimizando o resultado e adesão do tratamento pelo paciente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo