Pedalando pela saúde: benefícios do ciclismo regular

Os benefícios do ciclismo são muitos! Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar um pouco diariamente. Vale incluir a magrela como meio de transporte ou reservar aquele momento especial do seu dia para pedalar e ganhar as ruas.

Você pode não perceber isso logo de cara, mas ao colocar as mãos no guidão da bicicleta já é possível experimentar a sensação de liberdade e relaxamento. Pensa em pegar a bike com regularidade ou a enxerga como boa alternativa para sua rotina? Confira os benefícios do ciclismo!

Quais os benefícios do ciclismo?

O ciclismo é muito mais do que apenas um meio de transporte ou um esporte recreativo. É uma atividade física completa, que oferece uma série de benefícios do ciclismo para a saúde física e mental. Pedalar regularmente pode trazer melhorias significativas em diversos aspectos da vida, desde o fortalecimento muscular até o alívio do estresse. Vamos explorar alguns dos principais benefícios do ciclismo.

Força muscular

Pedalar traz força muscular, afinal, você trabalha bastante os membros inferiores. No entanto, todo o corpo é beneficiado, inclusive os membros superiores, pois você precisa manter a postura para que a bike fique estável durante todo o trajeto, ou seja, é preciso usar força também no guidão.

Saúde cardiorrespiratória

O coração e os pulmões são os principais órgãos beneficiados pela prática desse esporte. Enquanto você pedala, ocorre aumento do fluxo sanguíneo para o coração, e você precisa trabalhar sua respiração para fazer as trocas gasosas de forma eficiente.

Perda de peso

Quando o objetivo é diminuir os números na balança, a magrela também é uma grande aliada. Você pode se programar para pedalar ao menos 30 minutos por dia e a perda de peso ocorre devido ao aumento da taxa metabólica. Para conseguir atingir o seu objetivo, alterne entre pedaladas mais lentas e o ritmo acelerado.

Bom funcionamento do intestino

Quem lida com prisão de ventre encontra mais um benefício na pedalada. Além de eliminar toxinas pelo suor, ao apostar na bike como exercício físico você diminui o tempo que o alimento leva para chegar até o intestino grosso. Ou seja, incentiva o equilíbrio do aparelho digestivo e as idas ao banheiro ficam em um padrão esperado, sem grandes dificuldades para evacuar.

Sensação de bem-estar

Uma pesquisa feita na Inglaterra com aproximadamente 150 mil pessoas mostrou que quem opta pela bicicleta como meio de transporte e pedala todos os dias é mais feliz. Isso acontece porque o exercício proporciona a sensação de bem-estar, liberando os famosos hormônios da felicidade.

Aumento da imunidade

Caso lide constantemente com gripes e resfriados, saiba que isso vai mudar quando a bike fizer parte do seu dia a dia. Pedalar fortalece o sistema imunológico por incentivar a produção de glóbulos brancos, os principais responsáveis por proteger o organismo contra infecções e doenças, sendo um dos muitos benefícios do ciclismo.

Qualidade do sono

Outro dos benefícios do ciclismo é o sono, isso porque a prática de atividades físicas vai te garantir noites mais tranquilas e livres de insônia. A atividade incentiva a produção de serotonina, um dos hormônios responsáveis pela qualidade do sono, ou seja, quanto mais você pedala, mais relaxado estará na hora de dormir.

Alívio do estresse

Ao lado da ansiedade, o estresse é tido como a principal doença da atualidade e é motivo para a visita ao psicólogo. Os conselhos dados pelos médicos incluem a atividade física, então pedalar vai ajudar a gastar energia, extravasar e desligar um pouco a mente dos problemas — e tudo isso com belas paisagens no caminho.

Melhora da memória

A partir dos 30 anos é natural que o hipocampo, região responsável pela memória, comece a enfraquecer. Quem se permite um exercício físico como a pedalada incentiva a produção de novas células nessa parte do cérebro, ou seja, experimenta melhora da memória.

Redução do colesterol

O colesterol é um dos grandes vilões do organismo, principalmente conforme a idade avança. Estudos realizados pela Universidade de Birmingham mostram que ciclistas que incluíram essa atividade física ainda jovens não tiveram aumento dos níveis de gordura e colesterol com a idade. Ao contrário, ainda fortaleceram o sistema imunológico e o coração.

Em conclusão, os benefícios do ciclismo são vastos e impactam positivamente a saúde e o bem-estar de quem pratica regularmente. Além dos benefícios físicos, como fortalecimento muscular e melhora da saúde cardiorrespiratória, o ciclismo também contribui para o equilíbrio emocional e mental, promovendo sensação de bem-estar e redução do estresse. Portanto, pedalar regularmente pode ser uma excelente escolha para quem busca melhorar a qualidade de vida de forma prazerosa e sustentável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.