Tipos de Tesouras cirúrgicas: Principais cuidados
As tesouras cirúrgicas são ferramentas imprescindíveis dentro de todo hospital, no entanto, muitos profissionais da área da saúde ainda não sabem quais são os cuidados adequados com esse tipo de ferramenta.
Uma tesoura cirúrgica mal cuidada pode levar a inúmeros problemas, desde dificuldade em realizar os cortes necessários até uma infecção no paciente. Para que isso não aconteça, confira as nossas dicas para que você possa fazer a manutenção adequada das suas tesouras.
Tipos de tesouras cirúrgicas
Existem diversos tipos de tesouras, e ao contrário do que algumas pessoas pensam, o tipo de tesoura não é definido pela ponta da tesoura, mas sim pela tesoura em si e por sua estrutura. Os principais tipos são:
- Tesoura de Mayo;
- Tesoura de Metzenbaum;
- Tesoura de Iris;
- Tesoura Spencer;
- Tesoura Lister.
Algumas tesouras, como a tesoura de Mayo, podem ter diferentes tipos de pontas, enquanto outras, feito a tesoura de Spencer, têm apenas um tipo de ponta, pois possuem funções bastante específicas.
Os tipos de lâminas, por sua vez, podem ser classificados em ponta romba, usada para separar tecidos, ponta simples, de uso geral, ponta fina, usada para cortar os fios da sutura, ponta romba e fina, usada para cortar tanto tecidos do corpo quanto bandagens, ponta reta, usada para cortar materiais que serão usados no procedimento, e o formato curvo, usado para cortar os tecidos do corpo.
Há ainda a lâmina serrilhada, que apesar de ser uma tesoura, não é utilizada para cortar tecidos, materiais ou coisa do tipo, mas sim para segurar os tecidos do corpo do paciente sem risco de que eles porventura se soltem ou escapem.
Em quais procedimentos são utilizadas?
As tesouras cirúrgicas são comumente usadas em procedimentos diversos, que abrangem desde cirurgias até curativos simples. Cada tesoura possui uma finalidade específica, e é construída para atender certas necessidades.
A tesoura de Iris, por exemplo, por ser menor, de ponta mais fina, é utilizada em cirurgias de natureza delicada, onde é preciso ter um cuidado especial, ou em procedimentos que envolvam tecidos mais leves.
Tesouras cirúrgicas: quais os principais cuidados?
Os cuidados mais importantes com relação a esse tipo de tesoura é a higiene. Elas precisam passar por esterilização e desinfecção regulares, do contrário, o paciente e o profissional correm riscos.
Além disso, também é importante se ater ao uso de cada tesoura. Uma tesoura de ponta mais fina não deve ser usada para cortar fios de aço, pois isso pode danificar o fio da tesoura. Uma tesoura mais pontuda não deve ser usada para separar tecidos, pois pode machucar o paciente. Esse tipo de cuidado é absolutamente vital.
Onde encontrar tesouras cirúrgicas?
Você pode encontrar tesouras cirúrgicas na Endocommerce, a melhor loja de equipamentos médicos do Brasil. Com mais de dez anos de história, ela fornece apenas o melhor material para o seu uso.
E muito além de tesouras, na Endommerce você encontra Afastador Anal, pinças cirúrgicas, curetas cirúrgicas, e até mesmo móveis hospitalares, tudo isso por valores justos. Não deixe de conferir a loja deles!
Em uma sala de cirurgia, é importante lembrar que o paciente não é apenas mais um número na quantidade de atendimentos realizados, mas sim com uma vida humana, e, portanto, todo cuidado ainda é pouco. Mantenha seus equipamentos limpos e em bom estado, e adquira apenas material de qualidade. E lembre-se: o melhor em equipamento cirúrgico está na Endocommerce, acesse o site!
Espero que você tenha gostado das informações desse post. Se você cursa medicina ou alguma área dessas e gostou do nosso conteúdo, esparamos que continue navegando no nosso site e explore o mundo de dicas, curiosidades e muito mais!
Comentários estão fechados.