Qual a diferença de um sensor de presença e um sensor de movimento?
O sensor de movimento de presença é um equipamento amplamente comercializado e utilizado para detectar a presença de pessoas diante de um determinado ambiente. Eles podem ser instalados em empresas ou residências, e desempenham um papel fundamental para a segurança.
No entanto, é muito comum que as pessoas se confundam ou não saibam a diferença entre os dois. Para te ajudar, reunimos algumas informações importantes sobre suas principais diferenças, confira!
O que é sensor de presença?
O sensor de presença é, por definição, um dispositivo que emite um som ao detectar determinados movimentos no ambiente. O alarme pode tocar no local da invasão ou no centro de monitoramento. Em alguns casos, ele pode ligar uma luz como sinal. Provavelmente você já deve ter entrado em um local escuro e notou que a luz ligou automaticamente.
O equipamento pode ser instalado próximo a lustres, lâmpadas e paredes. Além disso, ele pode ser utilizado em locais externos ou internos, e é amplamente encontrado em locais com menos fluxo de pessoas como escadas, estacionamentos e corredores.
O que é sensor de movimento?
O sensor de movimento é um mecanismo eletrônico capaz de detectar movimento e proximidade. Ele é um método popularmente utilizado em sistemas de segurança e ao constatar uma movimentação, ele notifica o usuário automaticamente.
A principal função do sensor de movimento é identificar corpos em ambientes escuros e iluminados. Existem câmeras que ativam a gravação ao detectar presença e são muito práticas, visto que não precisam ficar ligadas a todo momento.
Qual a diferença de um sensor de presença e um sensor de movimento?
A principal diferença do sensor de presença e o sensor de movimento está na maneira que um corpo ou objetivo é detectado. O sensor de presença consegue identificar a presença de uma pessoa mesmo sem movimento, diferente do sensor de movimento, que é capaz de detectar presença apenas em determinada área.
A maneira como eles são utilizados também é diferente. Enquanto o sensor de presença é utilizado em sistemas de iluminação, para que as luzes sejam ligadas com a presença de uma pessoa, o movimento é amplamente utilizado para reconhecer movimentações suspeitas.
Qual escolher para usar?
Ao escolher entre o sensor de movimento de presença, é necessário considerar o ambiente que será instalado e suas principais necessidades. Afinal, ambos possuem seus próprios benefícios e são voltados para diferentes situações – confira suas diferenças:
- Sensor de movimento: indicado para ser utilizado em sistemas de seguranças de locais empresariais residenciais;
- Sensor de presença: pode ser utilizado em locais com pouca movimentação como corredores, escadas, áreas internas e externas.
A escolha entre os dispositivos é influenciada por suas necessidades e objetivos. Se seu intuito é reforçar a segurança da sua empresa ou residência, o sensor de movimento é o mais adequado. Em casos de economia de energia, em locais que a luz teria que ficar ligada por muito tempo, como em escadas e corredores, o ideal é o sensor de presença.
Leia também: Como A Tecnologia Está Revolucionando As Estratégias De Combate À Criminalidade
Onde utilizar esses tipos de sensores?
As distintas funcionalidades dos sensores permitem que eles sejam utilizados em diferentes locais. Os sensores de presença são ideais para locais internos e externos, especialmente em uma área grande como um jardim, por exemplo, eles são bastante utilizados.
Já o sensor de movimento e proximidade é mais adequado para ambientes externos para detectar a aproximação e a presença de invasores. Eles também podem ser encontrados em câmeras de segurança, que ligam ao detectar o movimento.
Em síntese, a principal diferença entre o sensor de movimento de presença está nas suas funcionalidades. O sensor de presença é uma ótima alternativa para locais com pouco movimento e o sensor de movimento é ideal para detectar movimento e proximidade. Você pode encontrar esses equipamentos na Eletrogate, loja que dispõe de uma variedade de dispositivos robóticos e outros.
Comentários estão fechados.