Glossário do skincare: 6 produtos e componentes para conhecer
O conceito de autocuidado ganhou força nos últimos anos, alavancando práticas como a do skincare. Hoje, cuidar da pele faz parte da rotina de milhares de pessoas, tanto homens quanto mulheres. Mas será que ainda não restam dúvidas durante a compra de produtos para esse fim?
Afinal, é preciso passar o sérum antes da maquiagem? O que é um ácido salicílico? Será que esse produto tem uma composição legal? Para esclarecer essas e outras questões, é importante se aprofundar nos produtos e componentes que fazem parte do universo do skincare. Saiba mais sobre os principais a seguir.
Ácido salicílico
O ácido salicílico pode ser encontrado na composição de diferentes produtos de skincare: sabonetes líquidos, séruns e cremes. Sua ação esfoliante permite que a renovação da pele seja feita de forma mais eficaz, contribuindo para uma aparência mais jovem e homogênea.
O componente é indicado principalmente para quem possui problemas com acne ou excesso de oleosidade. A ação desse ácido colabora também para a redução dos poros, melhorando a textura da pele e contribuindo para esses casos.
Sérum
Na hora de comprar produtos de skincare, é comum se deparar com os séruns. Esse produto pode ter diversas ações, que vão desde a hidratação até o tratamento da pele — a depender da composição.
A principal vantagem do sérum é a textura leve e fluida, que permite que o produto seja espalhado e absorvido de forma mais rápida e eficaz. O sérum também pode ser usado em peles oleosas, por não ser um produto gorduroso, e tem um ótimo custo-benefício, uma vez que basta usar poucas gotas do produto por aplicação.
Pantenol
O pantenol é outro velho conhecido da composição de produtos de skincare. Presente na embalagem de séruns, cremes e sabonetes, o ativo promove hidratação enquanto ajuda na prevenção dos sinais naturais de envelhecimento da pele.
A versatilidade do pantenol é um dos fatores que faz com que o componente seja tão utilizado na indústria da beleza. O componente ajuda a aumentar a quantidade de água presente na pele e ainda pode ser usado para tratar manchas, peles sensibilizadas e até mesmo cicatrizes. Não importa qual hora seja feita a sua rotina, o produto pode ser aplicado durante o dia ou à noite.
Tônico facial
O tônico facial é mais um produto popular na rotina de skincare, mas você sabe para o que ele funciona? O nome sugestivo pode confundir, mas o produto é usado para fazer uma limpeza mais profunda da pele, mesmo quando os sabonetes faciais já foram usados.
O produto ajuda a normalizar o pH, um fator importante para uma pele bonita e saudável. Além disso, ele consegue eliminar os resíduos mais pesados de maquiagem, poluição e de outros produtos, como o filtro solar, sem agredir a pele.
Niacinamida
A niacinamida não é um componente tão conhecido, mas vem ganhando popularidade entre os praticantes do skincare. Suas principais características são a ação anti-inflamatória e a capacidade de hidratação. Os resultados, no entanto, não são tão potentes quando a substância não é associada a outros componentes.
Os produtos que levam niacinamida na composição promovem a restauração da energia celular, a diminuição do impacto dos raios ultravioletas, a oleosidade excessiva e ajuda na diminuição das manchas. Ele também pode ser usado durante o dia ou durante a noite.
Enzimas esfoliantes
As enzimas esfoliantes estão presentes em diferentes produtos e tem como objetivo esfoliar a pele. O ativo ajuda na descamação das chamadas “células mortas”, deixando a pele mais lisa e homogênea. Por ser um tratamento profundo, o recomendado é que a esfoliação seja feita apenas uma vez na semana desse produto.
Comentários estão fechados.