Você conhece o fio egípcio e suas vantagens em comparação a outros tipos de algodão? Bom, se você ainda não conhece ou quer saber mais sobre o assunto, este é o lugar certo. Afinal, saber sobre a qualidade das fibras de tecidos é muito importante.
Afinal, quem é que gosta de comprar uma toalha ou blusa, que na primeira lavagem já está danificada? Então, se você está curioso para conhecer melhor os diferenciais do algodão egípcio, não saia desta página sem antes conferir esta matéria!
O que é fio egípcio?
O fio egípcio é uma longa fibra de algodão que costuma medir em torno de 3,4 a 4,8 centímetros. Contudo, dependendo da safra anual é possível encontrá-la com até mesmo 5 cm de comprimento, sendo considerada bastante grande em comparação com o algodão brasileiro.
A expressão fio egípcio ganhou popularidade e está entrelaçada a itens luxuosos e de alta qualidade. Assim, o algodão egípcio vem sendo um produto desejado pelas nações desde o século XIX. Mas, o que é realmente seu diferencial?
Bom, as principais características que fazem com que o fio egípcio seja mais desejado do que outros tipos de algodão é sua resistência, já que, conta com uma fibra longa. Além disso, os tecidos feitos com este material costumam ser bem mais macios que os demais.
Outro ponto que ganha destaque no algodão egípcio é o fato de conter menos imperfeições. O que também se dá por conta do tamanho de suas fibras e seu aspecto fino, junto a isto, temos o aspecto natural presente no tecido.
Sua origem
O fio egípcio tem sua origem na Índia, datado a 5 mil anos atrás. Há muito tempo, não é mesmo? Da Índia, está fibra chegou ao solo egípcio, onde os mesmos com seus conhecimentos mais aprofundados sobre produção de linho, manipularam com perfeição o material.
Logo, a fama do tecido se espalhou, e os egípcios ganharam todo o crédito pelo sucesso do material, no qual tornaram-se especialistas. Contudo, vale lembrar que fatores climáticos e do solo contribuíram e muito para o sucesso desta fibra no Egito.
Afinal, essa fibra gosta de pouca chuva, mas aprecia solo úmido, sendo perfeito para cultivo próximo ao Rio Nilo. A fibra costuma ser colhida de forma manual, o que lhe garante maior brilho e maciez, dando-lhe assim ainda mais valor.
A fama do material teve seu grande impulso em 1860, quando o “ouro branco” como também é chamado, caiu no gosto do mercado internacional e passou a compor peças de grifes super famosas. Dessa forma, hoje o algodão egípcio é cultivado em diversas regiões com climas semelhantes ao do grande Egito.
Resistência desse fio
Quanto às qualidades deste fio, a resistência é com certeza uma das que ganha maior destaque, como já mencionado anteriormente. Sendo um material super indicado para confecção de peças como colcha de cama, toalhas, roupão e lençóis.
Contudo, é impossível não falar acerca da sua maciez, o que traz aquela sensação de aconchego enquanto se dorme envolvido em um lençol feito por este material. Outro ponto de destaque é que produtos feitos com este material contam com uma maior circulação de ar, sendo perfeito para toalhas.
Além disso, o fio egípcio é perfeito para produzir roupas. Isso mesmo! Esse material é perfeito para quem ama vestir-se com roupas de alta qualidade e que tenha um toque de maciez e elegância. Roupas com esta fibra são bastante resistentes.
Fio egípcio versus fio penteado
O fio penteado assim como o fio egípcio, são ótimos para toalhas de banho, já que ambos secam muito bem. Todavia, é comum no momento da escolha ficar em dúvida sobre qual delas escolher. Por isso, separei algumas diferenças entre ambos os fios.
Mas, antes vale ressaltar que as duas são felpudas e super resistentes. Mas, o fio penteado, conta com fibras longas, isso porque, todas as fibras curtas são retiradas, pois o objetivo é ter um material bastante macio e que não fique cheio de bolinhas ou solte pelos.
O algodão egípcio, por sua vez, é produzido com finas fibras longas o que garante um tecido super suave e macio, uma verdadeira delícia de toque. Além disso, seu tempo de duração é muito mais longo e são pouquíssimas suas imperfeições.
Logo, não é atoa que as toalhas feitas em fio egípcio são mais caras. Contudo, por suas qualidades, esta vale cada centavo investido. Sendo uma excelente opção de presente para casamento e também para a decoração do banheiro.
Bom, viu só como o fio egípcio é cheio de qualidades? Deixe aqui nos comentários qual a sua opinião sobre esse tipo de material, sua opinião é muito importante. Ah, não esqueça de nos acompanhar aqui no blog. Forte abraço e até o próximo post!
Comentários estão fechados.