Vantagens de morar perto do trabalho

Confira dicas e benefícios que ajudam a reduzir gastos e a melhorar a qualidade de vida

Só quem já teve que enfrentar o trânsito na hora do rush, seja de carro ou de ônibus, sabe o quanto chegar estressado ao trabalho torna o dia pior. Você já imaginou poder ir trabalhar de bicicleta, ter mais tempo para aproveitar as horas em casa e ainda reduzir gastos com transporte e com alimentação?

Essas são algumas das coisas possíveis quando se mora perto do trabalho, uma tendência cada vez mais adotada por profissionais de diversas áreas, especialmente em grandes centros urbanos.

Esse movimento se dá tanto por quem busca uma rotina mais sustentável, abrindo mão do carro, como por quem quer reduzir o tempo gasto na ida e na volta do trabalho.

A seguir você conhece algumas das principais vantagens que podem ser usufruídas por quem mora perto do trabalho e dicas para planejar uma mudança, caso você se veja nesse perfil de estilo de vida.

 

Vale a pena morar perto do trabalho?

Essa é uma pergunta bastante prática, já que para muitas pessoas, morar perto do lugar que te estressa é algo que não faz muito sentido.

Durante a pandemia, foi possível observar uma enorme quantidade de pessoas saindo dos grandes centros urbanos e procurando locais mais tranquilos para morar.

Com o retorno das atividades presenciais ou, ainda, com o retorno híbrido, muitas pessoas pretendem permanecer mais afastadas do trabalho, enquanto outras optam por moradias que permitam menor tempo de deslocamento.

Porém, nem sempre é vantajoso morar perto do escritório.

Há fatores que devem ser considerados e que podem influenciar na decisão, como o preço do aluguel, a oferta de serviços na região e a segurança, além, é claro, do tipo de imóvel.

Provavelmente você não vai querer trocar uma casa mais ampla, localizada a 30 minutos do trabalho por um apartamento de um único quarto, localizado a poucos quarteirões do escritório.

 

Principais benefícios de quem escolhe morar perto do trabalho

Em São Paulo, regiões como o centro e a zona oeste passaram por transformações urbanas nos últimos anos, visando o movimento de jovens adultos na casa dos 30 anos, que buscam morar próximos ao trabalho.

Condomínios modernos dos mais variados estilos oferecem localizações privilegiadas, serviços para mais comodidade e preços variados.

Seja qual for o orçamento, morar perto do trabalho traz diversas vantagens, algumas delas descritas a seguir.

 

Aproveitar o tempo livre

O tempo médio em transporte público ou carro particular de quem mora afastado do trabalho costuma ser alto, especialmente em horários de pico.

Isso aumenta quando existem engarrafamentos, chuvas e outras situações bem conhecidas de quem atravessa a cidade diariamente.

Morar perto do trabalho reduz, consideravelmente, o tempo de deslocamento para o trabalho. Com isso, você pode acordar mais tarde, tomar um café da manhã sem pressa e chegar mais cedo em casa para aproveitar a companhia dos filhos ou dos pets em qualquer dia da semana.

 

Transporte facilitado

Quem muda para mais perto do trabalho pensa, principalmente, na menor necessidade de usar meios de transporte no caminho.

É claro que nem todas as pessoas são fãs de caminhar todos os dias, porém as opções de transporte se ampliam para menores distâncias.

É o caso das bicicletas e dos patinetes, que podem ser alugados em diferentes pontos das cidades ou comprados para uso particular.

Além de deixar o caminho mais rápido, usar uma bicicleta no trajeto para o trabalho gera benefícios para a saúde, e você ainda pode aproveitar para observar pontos de interesse no seu bairro, que você não olharia se estivesse a pé.

 

Possibilidade de comer em casa

Quem trabalha longe de casa passa por diversos perrengues, e um deles está diretamente associado com a alimentação.

Nem sempre a localidade da empresa possui uma oferta variada de restaurantes, lanchonetes e mercearias, além do gasto fixo de comer diariamente fora de casa.

Se você mora perto do trabalho, esse problema tem menor chance de ocorrer. Isso porque, a depender da distância, é possível almoçar ou lanchar em casa, consumindo os alimentos já previstos nos gastos do mês.

Além da economia, você come com mais comodidade, aproveitando, ainda, a companhia do seu pet, dos seus filhos ou adiantando tarefas, como deixar a roupa lavando.

 

Menor risco de atrasos e imprevistos

Atire a primeira pedra quem nunca se atrasou para o trabalho por conta de trânsito, greve de transporte público ou por ter esquecido algum objeto como notebook, crachá ou carteira em casa.

 

Morando mais perto do trabalho, fica bem mais fácil e rápido de retornar, caso você esqueça algo. Além disso, conhecendo a rotina do bairro, você consegue evitar regiões que costumam ficar mais paradas em horários de pico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.