Japão: conheça mais sobre uma das maiores economias do mundo
Com certeza um dos países mais diferenciados e com características próprias de todo o mundo, o Japão é um pequeno país localizado no continente da Ásia, mais ao extremo Leste, que é considerado como a terceira maior potência econômica do planeta terra.
Mesmo que o Japão seja um país pequeno e não possua um grande território físico (possui uma área de cerca de 372.819 km²), as cidades japonesas são altamente populosas e povoadas por japoneses e estrangeiros, principalmente a sua capital, que é a cidade de Tóquio (considerada como a cidade com a maior aglomeração de humanos de todo o mundo).
A sua população atualmente é de cerca de 127,2 milhões de habitantes. Nos tópicos a seguir, iremos conhecer com mais detalhes sobre esse rico e fabuloso país Asiático e as suas principais características.
Japão
Um dos países com a maior expectativa de vida do mundo, o Japão é um país desenvolvido que certamente é um exemplo muito positivo de ser analisado pelos países em desenvolvimento.
O seu povo é muito educado e solícito e, desde muito cedo, a educação escolar e social é amplamente estimulada em todo país.
Como exemplo de senso e bons modos, as escolas japonesas não possuem auxiliares de limpeza nas suas instalações, então os próprios alunos são responsáveis por realizar a limpeza de todos os ambientes da escola, estimulando desde cedo o senso de organização e limpeza nas crianças.
Algumas pessoas podem achar essa ação desnecessária ou mesmo radical, mas na verdade ela ensina valores importantes para as crianças desde muito cedo, estimulando a sua percepção de limpeza e cuidados importantes.
Localização
O Japão fica localizado ao leste do continente asiático. Ele é um arquipélago (conjunto de ilhas) que formam um arco no Oceano Pacífico.
Seu território é constituído por 4 ilhas bem grandes, que são: Shikoku, Kyushu, Hokkaido e Honshu (maior de todas). E também por 6.848 ilhas pequenas. A sua extensão territorial total do litoral é de 29.751 km. O clima no Japão é temperado na região Norte e considerado subtropical na região Sul.
Idioma
O idioma oficial no Japão é o japonês, mas o inglês também é muito usado (principalmente no meio corporativo).
Mesmo que o japonês seja muito utilizado no Japão, não é a única língua usada. As línguas ryukyuensis, oquinauana, ainu, coreano, chinês e o português também são usadas em algumas localizações do país.
Muitas pessoas costumam confundir a língua japonesa com a chinesa, mas elas não possuem quaisquer semelhanças entre si.
Cultura
A cultura japonesa é muito rica e bonita de ser contemplada. O país exibe uma cultura com características variadas e peculiares, cheia das mais diversas tradições milenares.
A cultura japonesa possui até mesmo raízes na cultura chinesa, mas, dado a distância entre os dois países, o Japão construiu a sua própria cultura, com características dinâmicas e também muito voltadas para a tecnologia.
Sua cultura é baseada na extrema educação e no respeito ao outro ser humano, então os japoneses podem ser considerados como muito educados, corteses e até mesmo silenciosos.
No Japão, a alfabetização da população é de quase 100%, e isso explica muito os modos mais sofisticados vindos de toda a sua população.
Gastronomia
A gastronomia japonesa é muito rica e deliciosa, alguns dos pratos típicos do Japão (que também são muito conhecidos aqui no Brasil) são: o Sushi, Sashimi, Tempurá, Guioza, Temaki, Missoshiru, Huramaki, Hot Roll, Sunomono, Gohan, e etc.
Política
Mesmo tendo um imperador, o Japão é considerado como uma monarquia constitucional parlamentarista democrática. O poder do seu imperador é muito limitado, sendo mais usual para as celebrações do país. O imperador atualmente tem o seu papel visto como um símbolo do estado e mesmo do povo.
Como o país conta com um sistema político democrático, todos os japoneses adultos podem votar e até mesmo participar como candidatos nas eleições. O Japão conta também com seis grandes partidos políticos em todo o país.
Economia
O Japão é a terceira maior economia de todo o mundo (atrás apenas da China e dos Estados Unidos). A taxa de desemprego no Japão estava em cerca de 2,9% no ano de 2020 (muito baixa se comparada aos demais países do mundo).
O Japão tem como base de principais e fortes setores econômicos a indústria, as áreas relacionadas à tecnologia e também as áreas das finanças.
Pontos turísticos
Os principais pontos turísticos mais visitados pelos turistas que vão para o Japão, são:
- Sanjusangendo Temple, Kyoto;
- Tokyo Metropolitan Government Buildings, Tokyo;
- Himeji Castle, Hyogo;
- Atomic Bomb Dome, Hiroshima;
- Senso-Ji Temple, Tokyo;
- Meiji Jingu Shrine, Tokyo;
- Todai-Ji Temple, Nara;
- Kiyomizu-Dera Temple, Kyoto;
- Kinkakuji Temple, Kyoto;
- Fushimi Inari Taisha Shrine,Kyoto;
- Monte Fuji, mais alta montanha da ilha de Honshu;
- Tokyo Disneyland, Tokyo Disney Resort, situado em Urayasu.
Comentários estão fechados.