Como Tirar Mancha de Caneta do Sofá

Algo que tira o sono de muitas donas de casa é como tirar mancha de caneta do sofá. Já adiantamos que retirar manchas de caneta de um tecido é uma tarefa difícil e nem sempre se obtém êxito.

O mais indicado sempre é procurar por um serviço especializado em lavagem a seco de estofados, pois essa é uma modalidade de limpeza muito recomendada para retirada de manchas de diversos tipos.

Como tirar mancha de caneta do sofá de tecido?

Limpeza de Sofá
Como tirar mancha de caneta do sofá de tecido

De qualquer forma, você pode tentar utilizar algum produto que sirva para limpar sofá de tecido ou de couro, dependendo do tecido do seu estofado.

Vemos que muitos produtos que usamos na nossa rotina do dia a dia são recomendados como limpador de sofá, como o detergente neutro, o sabão de coco, o álcool e até mesmo o vinagre.

Muitas receitas indicam apenas a mistura de água a esses produtos (menos o álcool) e que essa mistura seja aplicada diretamente onde houve a mancha de caneta. Deve-se ter o cuidado de esfregar com delicadeza e levemente para não espalhar a tinta pelo tecido do sofá.

Dicas caseiras para remoção de manchas de caneta do sofá

Remoção caseira de manchas de caneta
Dicas caseiras para remoção de manchas de caneta do sofá

Após realizar a aplicação do produto, retirar com um pano com água até que ele seja totalmente removido. Já o álcool é comum a indicação de que seja aplicado diretamente em cima da mancha no tecido, mas é preciso ter cautela ao utilizar esse produto, pois o álcool poderá piorar a mancha e até mesmo danificar o seu estofado.

Sendo assim, antes de tentar tirar uma mancha de caneta do seu sofá, procure por auxílio de um profissional especializado em lavagem de sofá. Ele terá a capacidade de avaliar o dano do seu estofado e de informar se é possível remover a mancha ou não.

Sendo possível, o profissional fará uso de produtos específicos e recomendados para a sua situação, tornando o serviço muito mais eficaz do que se a limpeza for realizada com receitas caseiras.

Dicas para limpar sofá no dia a dia

Uma limpeza básica no nosso sofá deve ser realizada pelo menos semanalmente, para que assim possamos manter o estofado livre da poeira e sujeira mais superficial. Seguem algumas dicas para limpar sofá:

  • Retire todas as almofadas do sofá e com o auxílio de um aspirador de pó, aspire toda a sujeira que estiver presente no móvel. Fique atento aos cantos do sofá, pois costumam guardar sujeiras acumuladas que muitas vezes nem vemos. Faça essa limpeza sempre que possível, no mínimo semanalmente.
  • Com a ajuda de um pano úmido faça uma limpeza no tecido do sofá. Vá lavando o pano sempre que ele for ficando sujo das impurezas que você retirará do estofado.
  • Se quiser, faça uso de algum produto que seja neutro para fazer uma melhor limpeza do tecido do seu sofá. Você pode utilizar sabão neutro ou de coco. Basta misturar um pouco do produto com água e aplicar no sofá com a ajuda de uma escova macia ou um pano limpo.
  • Esfregue a mistura em todo o sofá, com movimentos leves para não danificar o tecido. Depois de fazer a aplicação em todo o estofado, retire o produto com a ajuda de um pano úmido ou uma escova macia com água, o que considerar melhor.

Novamente faça essa atividade com cuidado para retirar todo o produto que estiver depositado e não prejudicar a integridade do seu sofá.

Conclusão

Lembramos que essa rotina de limpeza não garante que seu estofado ficará livre dos organismos nocivos a nossa saúde (ácaros e bactérias) e não será capaz de remover manchas e fortes odores que estejam presentes no sofá.

Apenas uma empresa especializada em lavar sofá terá capacidade de realizar uma limpeza profunda e uma higienização eficaz no seu móvel.

Sendo assim, sempre que necessário procure uma empresa que realize lavagem de sofá e contrate esse serviço que é indispensável para a manutenção de um sofá em boas condições de uso.

Gostou do nosso conteúdo sobre como tirar mancha de caneta do sofá? Deixe seu comentário!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.