5 Curiosidades sobre o Cupim que Você Precisa Saber

Os cupins são pragas urbanas que podem ser fontes de grandes estresses, visto que eles conseguem destruir nossas propriedades. Portanto, causam prejuízo material e financeiro. Por isso, saber curiosidades sobre os cupins é algo interessante para se proteger deles.

As curiosidades sobre o cupim vão te auxiliar na batalha contra essa praga, que é uma das pragas urbanas mais comuns nos dias de hoje.

E, a partir dessas informações, você conseguirá pensar na melhor maneira de lhe dar com ela. Confira mais sobre 5 curiosidades sobre cupim no artigo abaixo!

Sobre o cupim

As nossas 5 curiosidades sobre o cupim se iniciam com o que é o cupim. Ele é um inseto pertencente a ordem Isoptera, também chamado de térmita. Existem mais de 2000 espécies de cupins catalogadas ao redor do planeta Terra. E, o grande problema para a gente, é que sua alimentação se baseia na celulose. Isso significa que os cupins conseguem digerir madeiras, papéis e tecidos, o que causa prejuízos materiais e financeiros.

Além disso, o cupim, também, causa prejuízos no campo. Afinal de contas, ele também é responsável por predar plantações, mesmo que apenas 10% das espécies catalogadas são responsáveis por esse tipo de ataque.

Tipos de Cupim

A outra curiosidade está relacionada a divisão dos cupins. Eles podem ser divididos em cupins de madeira seca e cupins subterrâneos. Os de madeira seca são os que se instalam dentro de móveis, vigas de telhado, ou qualquer objeto feito de madeira. Por mais que suas colônias não sejam numerosas, em caso de negligência, podem gerar grandes prejuízos em móveis e, principalmente, estruturas.

O segundo grupo são os cupins subterrâneos. Esse, com certeza, é o mais perigoso, pois atacam não só a madeira, mas qualquer material que possua celulose em sua composição. Assim, podem causar um estrago maior. Eles atacam através de galerias criadas no subsolo. Entretanto, engana-se quem acha que eles só atacam madeira em contato com o solo. Isso porque essas espécies se locomovem por tubos, alvenaria entre outros. Logo, elas alcançam qualquer madeira. É possível notar a infestação por tubos de lama encontrados nas construções.

Organização

Assim como outros insetos, os cupins são organizados e vivem em comunidades. Dessa forma, eles também possuem uma rainha, função reprodutora e pode viver décadas. Ela é a responsável por repor os membros perdidos da colônia.

Dessa forma, para acabar com uma colônia de cupins, você precisa eliminar sua rainha. Enquanto a rainha da colônia estiver viva, a colônia conseguirá se regenerar e continuará causando danos a sua propriedade.

Reprodução

A reprodução ocorre quando os machos e fêmeas aladas saem em busca de local próprio para criação de uma nova colônia. É nessa hora que mais percebemos a presença dos cupins no ambiente. Isso porque eles são atraídos pelas luzes da nossa casa. Ou seja, os cupins são os famosos aleluias (bicho de luz), que muitas pessoas confundem com formigas.

Assim, quando perdem as asas, eles formam novos casais, que darão origem a novas colônias. Por isso, toda vez que você perceber esses bichos na sua luz, é importante retirá-los. Dessa forma, você evita uma infestação na sua casa.

Como eliminar

Para lhe dar com essa praga urbana existem vários métodos caseiros, inseticidas e armadilhas. Mas, com certeza, a melhor forma de lhe dar com essa questão é chamando uma empresa especializada. Os métodos caseiros não são 100% eficazes, pois tratam, apenas, dos indivíduos que se externam a colônia. As empresas possuem aparelhagem, pessoal treinado e o método correto para cada tipo de caso. Evitando, assim, problemas maiores com sua estrutura, móveis e, claro, evitando doenças.

Por fim, agora que você já aprendeu 5 curiosidades sobre o cupim, busque tratar do problema da melhor forma possível. Logo, chame uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, e garanta que seu problema será resolvido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.